Morre Carlos Spagat, fundador da Revista Flap Internacional

É com pesar que o AEROIN publica, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2021, a nota de falecimento do Sr. Carlos André Spagat, fundador do Grupo Editorial Spagat e da conceituada revista Flap Internacional.

A paixão de Spagat pela aviação veio de seu pai, ex-piloto da Força Aérea Alemã que migrou ao Brasil por motivos religiosos. Desde cedo, quis estar próximo dos aviões e um dos seus primeiros hobbies era ir aos aeroportos para apenas observar as partidas e chegadas. Aos 16 anos, teve a ideia de criar uma publicação sobre aviação.

Hoje, 59 anos depois, sua paixão seguiu viva. A Revista Flap tornou-se nacional e internacional, vindo a moldar, por décadas, a forma como se fala de aviação comercial no Brasil e sendo a referência principal de entusiastas e profissionais que desejam manter-se atualizados sobre os principais acontecimentos da indústria aeronáutica e do mundo das empresas aéreas.

Tendo iniciado em 1962 como um pequeno jornal, a revista criou sua própria identidade e credibilidade no mercado das empresas de aviação e também junto aos seus leitores, sempre sob a batuta firme de Spagat. Embora muita vezes contestado por sua firmeza, sinceridade e língua afiada, seu perfil foi determinante na longevidade da revista.

Mais recentemente, ele se dedicava ao projeto de criação da Fundação Spagat, para manter viva a memória da aviação, mediante o compartilhamento de seu inigualável acervo.

Spagat deixa uma filha.

Quem quiser conhecer mais da história de Carlos Spagat, pode assistir à entrevista que ele deu à Gianfranco Beting, no ano de 2020.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pouco depois de retomar voos, Latam vai aumentar as frequências para...

0
Após uma suspensão de 24 meses, a Latam retomou seus voos entre Santiago do Chile, Auckland e Sydney em 29 de março. A empresa