Mostradas em vídeo cenas da mudança de número das pistas do aeroporto de Guarulhos

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: GRU Airport

Como mostrado nos últimos dias, as número 09 e 27 das cabeceiras das duas pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ficaram no passado. Os novos números são 10 e 28, desde as 21h00 do dia 7 de setembro.

Diante da mudança, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto paulista, preparou um vídeo especial com cenas da operação realizada nas madrugadas do dia 7 para o dia 8 e do dia 8 para o dia 9 de setembro.

Além da alteração principal da numeração no asfalto das 4 cabeceiras, foram alteradas as inscrições nas 18 barras de parada, substituídos 67 painéis com indicações de numeração das pistas e atualizadas mais de 80 publicações aeronáuticas.

“Toda a operação aconteceu de forma sincronizada e sem interromper as operações do maior aeroporto da América do Sul. Parabéns a cada profissional que fez parte desse momento histórico!”, declara a GRU Airport.

Por que houve a mudança de número?

Todas as pistas dos aeroportos têm números pintados em cada uma das cabeceiras. Essa identificação tem a função de orientar os pilotos sobre a direção de pousos e decolagens das aeronaves, que pode variar de acordo com o vento. Assim, o controlador de voo informa ao piloto o número da cabeceira que está em uso naquele momento.

Os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo, ou seja, a orientação magnética da bússola. Assim, como a bússola tem 360º, os números das pistas podem variar de 1 a 36, já que são obtidos a partir da redução do rumo magnético para dois algarismos. Por exemplo:

– quando o rumo de uma cabeceira indicar 250º na bússola, ela é identificada com o número 25.

Quando o valor não é redondo, faz-se a aproximação para a dezenas mais próxima. Por exemplo:

– para o rumo 256º na bússola, arredonda-se para 260º e a cabeceira é marcada como 26;

– para o rumo 254º, arredonda-se para 250º, marcada como 25;

– para 006º, arredonda-se para 010º e a pista é a 01;

– para 004º, arredonda-se para zero, que coincide com 360º, sendo marcada com 36.

A modificação da numeração com o passar do tempo, como visto neste caso de Guarulhos, ocorre devido à declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e Norte Magnético da Terra. A mudança ocorre lentamente e, em média, modifica 1 grau a cada 10 anos.

No caso do Aeroporto de Guarulhos, os rumos das pistas passaram de 95 para 96 e de 275 para 276, o que resultou na necessidade de modificar os designativos das cabeceiras, que neste caso foram arredondados para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias