Início Acidentes e Incidentes

Motor de Boeing 747 atinge solo durante tentativa de pouso em Sydney

Um Boeing 747 de cargas atingiu o solo com um de seus motores quando efetuava uma aproximação no aeroporto de Sydney, precisando realizar um novo procedimento para concluir o pouso.

O Boeing 747-400 da Singapore Airlines Cargo, de matrícula 9V-SFO, realizando o voo de carga SQ7292 de Singapura para Sydney no último dia 28 de novembro, estava na aproximação final da pista 34L do aeroporto australiano quando ocorreu o incidente.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave estava já bastante próxima ao solo quando o piloto efetuou uma arremetida, e o motor Pratt & Whitney PW4056 da posição nº 1 (externo do lado esquerdo) atingiu o chão durante a movimentação.

A aeronave subiu em segurança até 3000 pés e o piloto efetuou um circuito para outra aproximação, na qual aterrissou com segurança na mesma pista 34L de Sydney cerca de 16 minutos depois.

O voo SQ7292 em que ocorreu o incidente com o Boeing 747 – Imagem: FlightRadar24

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB), órgão que investiga os acidentes na Austrália, informou ontem, 3 de dezembro de 2019, que uma breve investigação foi aberta sobre a ocorrência, que classificou com um incidente grave.

O ATSB declarou: “Durante o procedimento de aproximação perdida, a carenagem do motor nº 1 atingiu o chão”.

Um caso semelhante, em que um outro Boeing 747 de cargas passou muito perto de atingir o solo com o motor, foi gravado em vídeo, conforme você pode assistir na matéria a seguir:

Sair da versão mobile