Movimento de cargas no Aeroporto de Guarulhos foi de 27 mil toneladas em outubro de 2023

Boeing 747 cargueiro decolando de Guarulhos – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), registrou a movimentação de 27 mil toneladas de carga no mês de outubro, segundo informa hoje a GRU Airport, concessionária que administra o mais movimentado aeroporto do Brasil.

Do total de movimento do último mês no Terminal de Cargas (TECA), 13 mil toneladas foram referentes às importações, sendo 124,7 toneladas de itens processados por meio das importações nos armazéns couriers, e 14 mil toneladas foram exportadas, sendo 200,8 toneladas processadas nos armazéns de couriers.

No acumulado do ano, já são 242 mil toneladas de cargas entre janeiro e outubro de 2023. Desse total, 115,8 mil toneladas representam itens importados, sendo 1,1 mil toneladas de cargas processadas por meio dos armazéns couriers. A exportação totalizou 126,2 mil toneladas movimentadas, sendo 2,2 mil toneladas processadas nos mesmos armazéns.

Market share (participação de mercado)

De janeiro a outubro, o TECA GRU foi responsável por 44% de toda importação nacionalizada via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram 53% da movimentação, consolidando o aeroporto como principal terminal logístico em termos de volume movimentado no Brasil.

No mês de outubro, o TECA GRU alcançou o maior market share já registrado, de 46% do total de cargas aéreas importadas e nacionalizadas em terminais logísticos de carga aérea. Quanto às exportações, o TECA GRU somou uma participação de mercado de 56% das cargas exportadas via aérea no Brasil no mesmo período (dados da Comex Stat publicados neste mês de novembro de 2023).

Entre os produtos mais transportados no período estão os itens do segmento automotivo, maquinário, fármaco e eletrônico, com, respectivamente, 29%, 17%, 17% e 9% do market share das cargas nacionalizadas processadas no Terminal de Cargas da GRU Airport. Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que se beneficiam da extensa malha aérea de GRU e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.

Malha aérea

O Aeroporto de Guarulhos liga São Paulo a 52 destinos domésticos e 56 destinos internacionais de forma regular, e é considerado como um dos principais hubs aéreos da América Latina.

Atualmente, operam regularmente em GRU 35 companhias aéreas, sendo que sete delas operam na movimentação de cargas para outros países. Na movimentação doméstica, seis companhias aéreas operam no mercado, sendo três destinadas somente ao mercado nacional.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

No Aeroporto de Viracopos, roubo a dois carros-fortes é simulado em...

0
Segundo o enredo do simulado, dois carros-fortes de uma empresa de transporte de valores foram abordados por três veículos, após deixaram o