Na aproximação para pouso, pilotos alinham A319 com taxiway e arremetem a 60 metros de altura

O A319 passando sobre a taxiway após arremeter – Imagem: FlightRadar24

Um incidente durante uma aproximação para pouso de um voo comercial foi registrado na última segunda-feira, 3 de julho, na Alemanha, quando um avião Airbus A319 foi alinhado com uma taxiway após uma instrução de mudança de pista.

Segundo relatado pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o A319 registrado sob a matrícula YR-ABA, operador pela Carpatair em nome da Baltic Air, quando estava realizando o voo BTI-83L / BT-243, que partiu de Riga, na Letônia, para Frankfurt/Main, na Alemanha.

O Airbus A319 envolvido no incidente – Imagem: Carpatair

O jato estava em aproximação para a pista 25L (pista 25 da esquerda) de Frankfurt, alinhado com a pista e cruzando cerca de 2.000 pés de altitude (609 metros em relação ao nível do mar) em sua descida, quando o controlador de tráfego aéreo instruiu uma mudança para a pista 25C (pista 25 central).

Os pilotos iniciaram o desvio à direita para mudarem a aproximação para a 25C, mas alinharam o Airbus A319 com a pista de táxi M, que fica entre as pistas 25L e 25C, e que era ocupada por um Airbus A320 da Lufthansa.

O A319 aproximando após o leve desvio à direita – Imagem: FlightRadar24

Uma arremetida foi realizada pelos pilotos a cerca de 200 pés de altura (61 metros em relação ao nível do solo), e drpois uma nova aproximação foi realizada para um pouso seguro na pista 25L, cerca de 20 minutos após a arremetida.

A aeronave permaneceu no solo por cerca de 1 hora e 45 minutos antes de partir para o voo de retorno BT-244.

Ainda não há mais informações conhecidas que indiquem se a arremetida foi instruída pelo controlador de tráfego aéreo ou se os pilotos a executaram por terem percebido antes o engano. Segundo dados meteorológicos, as condições de visibilidade eram boas (CAVOK) no momento do incidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias