Na taxiway onde as rodas do Boeing 737 afundaram em Congonhas, gravação mostra os trabalhos de reparo

Trabalho sendo feito na taxiway, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Como visto no dia 8 de dezembro, um voo da GOL que decolaria do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não pôde partir porque as rodas do trem de pouso principal esquerdo ficaram presas devido a um buraco no pavimento da taxiway, próximo à cabeceira 17R (para assistir novamente ao momento, clique aqui).

A situação começou às 17h36, quando foi possível ouvir o primeiro momento em que um dos pilotos do voo 1490, com o Boeing 737-800 de matrícula PR-GGR, informou à controladora de tráfego aéreo sobre algum problema que impedia a aeronave de se mover.

Após quase uma hora, às 18h32, foi possível observar o início do desembarque dos passageiros na taxiway, enquanto as equipes técnicas seguiam avaliando como resolver a situação. E às 19h25, foi possível ver o Boeing 737 sendo retirado do local.

O problema não chegou a paralisar o aeroporto, mas os aviões passaram a ter que acessar a pista pela segunda interseção mais próxima da cabeceira quando vão decolar da cabeceira 17R.

No sentido contrário, quando os aviões pousam pela cabeceira 35L e chegam até o final da pista na desaceleração, os pilotos precisam taxiar para o lado direito, até a pista auxiliar, antes de retornaram para cruzar a pista principal rumo ao pátio.

E as operações continuam dessa forma até hoje, enquanto a taxiway segue passando por intervenções de manutenção.

A gravação a seguir, captada por uma das câmeras ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, permite ver, em tempo acelerado, os trabalhos que estão sendo realizados durante a noite:

A quem deseja ver como estão os movimentos das aeronaves sem passar pelo trecho em manutenção, conforme descrito no texto acima, assim como acompanhar os trabalhos durante a noite, a câmera ao vivo do canal pode ser assistida no player a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias