Pela 1ª vez na história, uma mulher recebe a Láurea Magna Cum Laude do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e a formanda Rina Chen Carvalho – Imagem: Força Aérea Brasileira

A celebração da formatura de 115 novos engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), no último sábado, dia 16 de dezembro, foi marcada por alguns destaques. Entre eles, a inédita conquista de uma das honrarias do instituto por uma mulher.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o ITA, conhecido por sua excelência em formação técnica e científica, mantém um dos processos seletivos mais difíceis do país, de forma que a concorrência acirrada e o nível elevado das provas de ingresso filtram os candidatos, selecionando os mais aptos e dedicados para compor seus quadros acadêmicos.

Além disso, os aprovados neste que é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil enfrentam um curso desafiador que demanda não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência e comprometimento.

Assim, devido aos altos padrões de excelência dos formandos, na solenidade, o ITA concedeu três tipos de honraria: Láurea Cum Laude, Láurea Magna Cum Laude e Láurea Summa Cum Laude.

Na ocasião, e pela primeira vez na história, uma mulher recebeu a Láurea Magna Cum Laude, honraria concedida aos alunos que obtiveram média geral mínima de 9 e nenhuma nota inferior a 8,5: a engenheira eletrônica com formação complementar em engenharia física Rina Chen Carvalho.

Além das honrarias, outro destaque foi o caso de Bernardo Dias, que ingressou na instituição com apenas 15 anos e, agora, forma-se como o mais jovem engenheiro da história do ITA, saindo da sala de aula com um contrato de trabalho com a EMBRAER, empresa brasileira fabricante de aviões militares, comerciais, agrícolas e executivos.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias