NASA faz a última missão com o seu lendário avião Douglas DC-8, que já tinha mais de 50 anos de voos

Imagem: NASA

Um clássico Douglas DC-8-72, registrado como N817NA, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA), fez sua última missão operacional, encerrando mais de 50 anos de serviço para diversas companhias aéreas e organizações. Em sua última fase, a aeronave era utilizada para coleta de dados científicos e monitoramento da atmosfera.

Nesta manhã do dia 2 de abril, o DC-8 pousou no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Palmdale, Califórnia, após uma longa missão na Ásia-Pacífico. Juntamente com pesquisadores internacionais, a última missão da aeronave para a agência espacial americana foi examinar a qualidade do ar na Ásia como parte de uma iniciativa global para entender melhor o ar que respiramos.

Em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Coreia (NIER), a missão de Pesquisa Aerotransportada e por Satélite da Qualidade do Ar na Ásia (ASIA-AQ) coleta dados atmosféricos detalhados em várias partes da Ásia.

Olhando para o futuro e com o objetivo de continuar os estudos científicos e o monitoramento da atmosfera que estão em andamento atualmente, no final de 2022, a NASA decidiu adquirir um Boeing 777-200ER que pertencia à Japan Airlines por U$$30 milhões de dólares, como informa o Aviacionline.

Com o número de série 32892/435, o avião estava estocado em Victorville, na Califórnia, desde maio de 2020. Em dezembro de 2022, a aeronave voou com a matrícula americana N774LG para a Base da Força Aérea de Langley, onde será modificada no Centro de Pesquisa Langley da NASA.

Breve história do DC-8 da NASA

O DC-8-72, registrado como N817NA, é um avião de passageiros modificado para funções de laboratório. É usado para coletar dados para experimentos em apoio a projetos que servem à comunidade científica mundial. Foi construído em 1969 e adquirido pela NASA em 1985.

© NASA

A aeronave foi produzida na fábrica da Douglas em Long Beach, Califórnia. Voou pela primeira vez em 1969 e foi entregue à Alitalia sob o registro I-DIWK e o nome Giacomo Puccini.

Depois de operar por dez anos para a companhia italiana, passou para as mãos da Braniff International Airways entre 1979 e 1982. O DC-8 ficou estocado até 1984, quando foi adquirido pela Quiet Nacelle Corporation, que também substituiu seus motores JT3D por CFM56 mais eficientes.

Finalmente, em 1986, sob o registro N801BA, a NASA incorporou o DC-8 para realizar estudos sobre a atmosfera, emissões de gases poluentes e outros experimentos semelhantes como suas principais missões. Está previsto que a aeronave seja exibida em Idaho antes de ser encaminhada para um museu.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.