No Aeroporto de Viracopos, até a Torre de Controle virou alvo de ataque à segurança de voo por uma brincadeira irresponsável

Aviões em aproximação em Viracopos, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um problema crítico para a segurança de voo vem afetando diariamente as operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e na noite desta quarta-feira, 6 de setembro, não apenas os aviões, mas também a Torre de Controle virou alvo da ação criminosa.

O vídeo a seguir, publicado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, permite ouvir os reportes das ocorrências, incluindo o controlador de tráfego aéreo comentando que até mesmo a Torre de Controle foi atingida. “O pessoal jogou aqui na Torre também”, disse o profissional de proteção ao voo.

Ao final desta matéria, há também a sugestão de um vídeo feito no cockpit em uma situação como essa.

Vídeo – Relatos de Laser nas Operações em Viracopos:

Como pode ser notado nas cenas acima, quem acompanha a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, voltada ao movimentado aeroporto do interior paulista, acaba por ouvir, praticamente em todas as noites, pilotos reportando que raios lasers foram apontados para seus aviões durante a aproximação para pouso.

A ação, que costuma ser considerada como uma diversão por quem a pratica, resulta em um enorme risco de acidente, pois os pilotos estão em um ambiente todo escuro no cockpit quando recebem o intenso feixe de luz vindo do solo, podendo causar ofuscamento da visão e, como já ocorreu algumas vezes pelo mundo, até mesmo dano permanente à visão. E tudo isso em um dos momentos que mais requerem a atenção dos tripulantes, a aproximação e o pouso.

De forma semelhante, os controladores de tráfego aéreo também podem ter os lasers atingindo diretamente seus olhos, causando grande risco à saúde e à segurança das operações no aeroporto.

A seguir, veja algumas sugestões de matérias relacionadas aos problemas resultantes dessa perigosa atitude, incluindo um vídeo no cockpit que permite ver o piloto tentando se proteger para não ter seus olhos atingidos:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias