Nova escola de aviação brasileira é lançada e escolhe os aviões da Tecnam para começar suas operações

Cockpit da aeronave P-Mentor – Imagem: Tecnam

A Aviate, uma nova escola de aviação que está sendo implantada no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP), foi apresentada hoje, 9 de agosto, durante a LABACE, e anunciou que escolheu dois modelos dos modernos aviões da fabricante italiana Tecnam como equipamentos para o início de suas operações.

Segundo a empresa explicou ao AEROIN, seu DNA vem dos mais de 16 anos de atuação em linha aérea de seus dois sócios. Além de pilotos, eles possuem experiência na área de treinamento, padronização e planejamento, dando-lhes uma visão dos bastidores sobre o que podem melhorar na formação de pilotos no Brasil. Para isso, optaram por lançar uma escola com uma frota 100% nova, “zero hora”, direto de fábrica e com aeronaves glass cockpit.

Uma delas é o P-Mentor. Desde o Cessna 152, o P-Mentor é o primeiro avião que foi desenvolvido 100% para o treinamento de pilotos, desde o PP até o IFR. Assim, são pelo menos 50 anos de avanço em relação ao clássico Cessna. A aeronave é certificada IFR, com duas telas Garmin G3X e piloto automático, e motor Rotax.

P-Mentor – Imagem: Tecnam
P-Mentor – Imagem: Tecnam
P-Mentor – Imagem: Tecnam

Além do P-Mentor, a nova escola trará também o P2006T Mk II, o bi-motor da Tecnam, desenvolvido com foco em treinamento, serviço aéreo especializado e passeio. O P2006T Mk II também é uma aeronave certificada, equipada com aviônicos Garmin G1000 Nxi e motores Rotax.

P2006T – Imagem: Tecnam
P2006T – Imagem: Tecnam
P2006T – Imagem: Tecnam

“Escolhemos as aeronaves da Tecnam depois de muita análise e planejamento. Com certeza ela é a melhor plataforma de treinamento existente hoje no mundo. Somos a primeira escola no Brasil a operar o P-Mentor, monomotor lançado pela Tecnam no ano passado”, explica Guilherme Bernabé, fundador e diretor da Aviate.

Além das duas aeronaves para início da operação, a escola já tem um simulador G1000 da MfSim que foi recém instalado em sua estrutura e em breve anunciará um programa de Jet Training inovador, bem como um portfólio de treinamentos profissionais de primeira linha. E afirma que isso tudo terá preços acessíveis ao público.

“Estamos terminando de preparar nossa estrutura física, localizada no hangar da Aristek no Campo de Marte. Nossos manuais já foram aprovados pela ANAC e devemos iniciar as operações em outubro”, completa o diretor.

A expectativa da empresa em sua base em São Paulo é de ter uma frota de 10 aeronaves em até 5 anos. Mais informações serão divulgadas oportunamente pela Aviate em seu perfil oficial.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias