Nova força: Airflow, criada por ex-membros da Airbus, é adquirida pela Electra

A aeronave eSTOL projetada pela Airflow – Imagem: Airflow

A Electra.aero, uma empresa norte-americana aeroespacial de última geração com a missão de ajudar a descarbonizar a aviação e abrir novos mercados de transporte aéreo, anunciou nesta quarta-feira, 8 de junho, que adquiriu a Airflow.aero, com sede na Califórnia.

A transação, que foi fechada em 2 de junho, cria uma poderosa nova força no mercado de mobilidade aérea avançada (AAM) em rápido crescimento. O anúncio foi feito no UP.Summit, um encontro anual de líderes em inovação em transporte organizado pela empresa de investimentos UP.Partners.

Tanto a Electra quanto a Airflow vêm construindo aeronaves de decolagem e aterrissagem ultra-curtas (STOL) para atender a novos mercados de mobilidade aérea que favorecem a flexibilidade operacional de um helicóptero, mas exigem o alcance e a economia superiores de uma aeronave de asa fixa.

A aeronave STOL híbrido-elétrica sendo desenvolvida pela Electra – Imagem: Electra.aero

Com esta aquisição, a Electra está consolidando o negócio elétrico (eSTOL) da Airflow sob a marca Electra, integrando a equipe altamente experiente da Airflow, carteira de cartas de intenção de pedidos e parcerias estratégicas, que complementam e fortalecem o portfólio da Electra e oferecem aos futuros clientes opções mais expansivas e competitivas para atender às necessidades futuras.

“A equipe do Airflow e a equipe da Electra têm profunda experiência no desenvolvimento e teste de aeronaves movidas a bateria. Essa experiência nos convenceu de que a física e a economia favorecem fortemente uma solução que usa uma asa durante todo o voo versus um rotor para decolagem e transição vertical. A propulsão elétrica distribuída nos permite decolar e pousar no espaço entre veículos para acessar vagas do tamanho de estacionamentos”, disse Marc Ausman, cofundador e CEO da Airflow.

A aeronave eSTOL silenciosa e de baixas emissões da Electra é atualmente projetada para transportar nove passageiros e um piloto ou 1800 libras (816 kg) de carga até 500 milhas (804 km) em todas as condições climáticas. A tecnologia da Electra oferece 2,5x a carga útil e 10x maior alcance com custos operacionais 70% menores do que as demais alternativas de decolagem vertical.

“Existem dezenas de aspirantes a participantes no mercado de AAM. A aquisição da Airflow complementa a equipe da Electra, nosso pipeline de vendas e portfólio de tecnologia que permitirá aos clientes selecionar a melhor solução para suas necessidades em um mercado em rápida expansão”, disse John Langford, fundador e CEO da Electra.

“Marc Ausman é um indivíduo incrivelmente talentoso, e a equipe da Airflow é experiente e motivada, e compartilha nossa missão e cultura. Esta aquisição permitirá que a Electra cresça e escale mais rapidamente”, completou John.

A aquisição coloca a carteira de pedidos da Electra em quase 800 unidades, acima do ponto de equilíbrio para desenvolvimento comercial. Quando usado com combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF), o sistema híbrido-elétrico de primeira geração da Electra oferece uma solução de aviação neutra em carbono, queimando um terço a menos de combustível do que as aeronaves convencionais.

A parceria estratégica da Airflow com a Plug Power adiciona uma solução de emissão zero de próxima geração ao portfólio da Electra.

A Airflow foi fundada em 2019 por cinco ex-membros da equipe do projeto Airbus Vahana para trazer os recursos eSTOL para o mercado de logística e de passageiros. A equipe é apaixonada por expandir os benefícios da aviação para o mundo e tem profunda experiência em desenvolvimento aeroespacial e de tecnologia.

O histórico da equipe fundadora inclui Airbus, Eclipse Aviation, Northrop Grumman, Uber Elevate, Airware e Scaled Composites.

Informações da Electra Aero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias