Nova unidade de medição inercial para aeronaves foi lançada nesta semana pela Honeywell e Civitanavi

Imagem: Wavebreakmedia, via Depositphotos

A Honeywell e a Civitanavi Systems informaram nesta semana o lançamento de uma nova unidade de medição inercial para clientes comerciais e de defesa em todo o mundo.

A família HG2800 consiste em unidades de medição inercial de nível tático, baixo ruído, alta largura de banda e alto desempenho, projetadas para apontamento, estabilização e navegação de curta duração em aeronaves comerciais e militares, entre outras aplicações.

HG2800 – Imagem: Honeywell

Segundo explicam as empresas, as unidades de medição inercial (IMUs, na sigla em inglês) foram desenvolvidas para atender às necessidades de uma ampla gama de aplicações de orientação e controle. As novas IMUs ajudam os clientes que procuram alta largura de banda, baixa latência de dados e baixo ruído, e também ajudam na operação silenciosa de sistemas sensíveis à acústica.

A tecnologia atende às necessidades normalmente associadas à vigilância, direcionamento e geração de imagens. As aplicações incluem, mas não estão limitadas a, pesquisas de veículos aéreos não tripulados, estabilização de antenas de radar, embarcações autônomas subaquáticas e sistemas de câmeras sensíveis que requerem sensores visíveis e infravermelhos.

Os IMUs HG2800 incluem os acelerômetros de sistemas microeletromecânicos (MEMS) de próxima geração MV60 da Honeywell e os sensores giroscópios de fibra óptica (FOGs) de circuito fechado da Civitanavi Systems.

“Um ano após seu anúncio, esta colaboração trouxe ao mercado os novos sistemas de navegação inercial HG2800, soluções de baixo custo e baixo consumo de energia para dispositivos de apontamento e estabilização de precisão, confirmando nossa agilidade excepcional e tecnologia FOG líder de alto desempenho com a liderança de mercado da Honeywell”, disse Andrea Pizzarulli, CEO da Civitanavi Systems.

Com apenas 32 polegadas cúbicas, o novo HG2800 pode detectar aceleração linear e taxas angulares para estabilizar as imagens da câmera, reduzir o desfoque e melhorar a resolução, proporcionando aos clientes maior visibilidade e precisão.

As unidades de medição inercial utilizam tecnologias da Honeywell e da Civitanavi Systems para ajudar a aprimorar as capacidades de mira pontual e a precisão de estabilização, e para melhorar a precisão da medição e a operação confiável quando o GPS não está disponível.

O HG2800 também possui uma fonte de alimentação flexível para simplificar a integração do sistema, ao mesmo tempo que consome menos energia do que as opções anteriores.

O equipamento também é parte integrante do produto Celestial Aided Alternative Navigation da Honeywell, que rastreia estrelas e objetos espaciais residentes para fornecer uma solução passiva ininterrupta com precisão semelhante à do GPS em condições de sinal de GPS negado ou falso.

“Nosso sistema de navegação celestial depende de apontamento altamente preciso, que é possibilitado pelo baixo ruído do HG2800”, disse Ben Mohr, diretor de produtos de navegação alternativa da Honeywell Aerospace.

“Os IMUs HG2800 fornecem os recursos de desempenho mais altos que precisamos em um componente menor, permitindo-nos alcançar uma precisão superior a 25 metros em nosso sistema de navegação celestial”, finalizou o executivo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias