Nova versão do produto digital Licença de Pessoal de Navegação Aérea é liberada pelo DECEA

Controladora de tráfego aéreo – Imagem: DECEA

Foi disponibilizada no último dia 29 de março a nova versão do LPNA web, produto digital do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que viabiliza a solicitação da Licença de Pessoal de Navegação Aérea (LPNA).

De acordo com o órgão brasileiro de controle, a atualização conta com aparência mais intuitiva e apresenta o aperfeiçoamento da função “Minha Escala”.

O documento LPNA também passou por mudanças, atendendo aos requisitos previstos na emenda 178 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Além de alterações no layout e na numeração, o novo modelo possibilita a validação offline, ou seja, sem necessidade de acesso à Internet.

“O objetivo é aprimorar a experiência do usuário. O Brasil é um dos três países do mundo a contarem com o ‘Electronic Personnel Licences’ (EPL). Na prática, o DECEA está dez anos à frente na modernização do licenciamento. O LPNA web é inovador em âmbito internacional”, afirmou o Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan Imbassahy, Chefe da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA.

A licença certifica profissionais nas funções de Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO), Especialista em Informações Aeronáuticas (SAI), Profissional em Meteorologia Aeronáutica (MET), Operador de Estação Aeronáutica (OEA), Radioperador de Plataforma Marítima (RPM) e Gerente do Controle do Espaço Aéreo (GCEA).

Os documentos emitidos a partir da atualização do sistema terão assinatura digital do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, enquanto as licenças emitidas em versões anteriores continuarão com a chancela do Diretor-Geral do Departamento.

Na avaliação do Primeiro-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Pedro Paulo Corrêa Ribeiro, integrante da Divisão de Licenças e Habilitação Técnica e de Testes Operacionais (DLTO) do SDOP, os serviços disponibilizado pelo LPNA WEB e pelo aplicativo LPNA possibilitam agilidade no gerenciamento das escalas operacionais pelo efetivo.

“Atualmente os controladores de tráfego aéreo conseguem ter a gestão completa de suas escalas operacionais e isso tem muito valor. O serviço é muito bem avaliado pelos usuários”, afirma Ribeiro.

Em dezembro do ano passado, o aplicativo LPNA foi premiado com o Selo de Modernização do Estado, condecoração do Governo Federal. O LPNA web e o aplicativo LPNA, desenvolvidos pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, disponibilizam serviços para o efetivo operacional certificado por meio do documento.

Neste mês de abril, a Licença de Pessoal da Navegação Aérea completa 11 anos, viabilizando uma série de transformações na gestão do pessoal operacional, sendo referência em desburocratização e digitalização.

O LPNA web no site da plataforma neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Reunião de especialistas no Rio de Janeiro aborda o aprimoramento do...

0
O Projeto Eco Norte representa um importante passo na busca por uma aviação mais sustentável e alinhada com as demandas ambientais atuais.