Novo chefe assume Escritório Brasileiro para a Segurança da Navegação Aérea com o EUROCONTROL

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle e Espaço Aéreo (DECEA) promoveu nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, a substituição de oficiais na função de chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea (EBL-SNAER) junto à Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), na cidade de Bruxelas, Bélgica.

Após dois anos na função, o Tenente-Coronel Aviador Hugo Dominato Rossi passou o cargo ao Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, que assumiu a chefia do EBL-SNAER na presença do Diretor-Geral da EUROCONTROL, Raul Medina.

A função é parte do Programa DECEA-EUROCONTROL e tem a finalidade de viabilizar e facilitar assuntos pertinentes aos acordos e contratos celebrados entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) – representado pelo DECEA – e a EUROCONTROL.

Uma das atribuições é a de assistir e propor atividades e projetos com potencialidade de participação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que inclui acompanhar as ações do Single European Sky ATM Research – SESAR para os assuntos de interesse do DECEA, como, por exemplo, a Gestão por Performance.

A posição de um Oficial de Ligação dentro da Agência europeia, possibilita a transferência de conhecimento em tratamento e análise de dados, além de se inspirar no modelo ideal de uma Seção de Performance, que é a Performance Review Unit da EUROCONTROL.

Para esta gestão que se inicia, novos produtos, como análises de custo-benefício, são esperados nos relatórios de desempenho. Além disso, fases de implementação e treinamento para as ferramentas da EUROCONTROL (INO/EAD e SASS-C), que serão implementadas no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), respectivamente, também são aguardadas.

No âmbito dos Rostering Philosophies, ferramentas desenvolvidas por uma empresa europeia, Elsis/Novian, apoiadas e inspiradas pelo Maastricht Upper Area Control Centre (MUAC), também serão implementadas no Brasil.

Este último projeto proporciona maior eficiência no uso da força de trabalho de controladores de tráfego aéreo para o sistema brasileiro, refletindo benefícios diretos e indiretos para toda a comunidade global de aviação.

Praça de 2001, o novo Chefe do Escritório Brasileiro de Ligação é formado Piloto Inspetor do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e, no DECEA, trabalhou nas áreas de Planejamento CNS e ATM do Subdepartamento de Operações (SDOP), onde participou de atividades de Performance ATM no SISCEAB e de projetos como o Flight Information Service (FIS), Airport Collaborative Decision Making (A-CDM) e o próprio Programa DECEA- EUROCONTROL.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Leoa que escapou e vagou pela Ucrânia durante a guerra é...

0
Este notável voo com o grande Jumbo Jet marca um novo capítulo na vida dessas criaturas majestosas, que foram encaminhados ao santuário