Novo modelo de asa da Airbus, inspirado na natureza, conclui testes de túnel de vento

Imagem: Airbus

A Airbus concluiu os testes em túnel do eXtra Performance Wing, um modelo em escala que usa para testar novas tecnologias com foco na descarbonização da aviação. O projeto foi lançado em setembro do ano passado e se inspira na natureza para melhorar a aerodinâmica das asas.

“Um demonstrador em escala será integrado numa plataforma de aeronave comercial Cessna Citation VII, que será controlada remotamente em condições de voo representativas”, disse Oliver Family, diretor da eXtra Performance Wing UK.

“O modelo testado em túnel de vento, que foi parcialmente impresso em 3D – construído pela equipe de aerodinâmica nas instalações de túnel de vento de baixa velocidade da Airbus em Bristol – é uma versão reduzida da aeronave Cessna, incorporando a grande e leve envergadura da eXtra Performance Wing, que fornecerá os benefícios de emissões que estamos procurando”, completou.

Veja o vídeo dos testes:

“O túnel de vento fornece outra maneira valiosa de medir o desempenho e as capacidades da aeronave antes do teste de voo. As tecnologias que testamos no túnel de vento de Filton – muitas delas inspiradas na biomimética – agora serão rapidamente integradas para testes de voo”, concluiu.

O túnel de vento da Airbus reproduz condições semelhantes às do vento de decolagem e pouso de aeronaves. O demonstrador eXtra Performance Wing é gerenciado pela Airbus UpNext, uma subsidiária do fabricante europeu, criado para dar às tecnologias futuras um caminho rápido para o desenvolvimento, construindo demonstradores em velocidade e escala para avaliar, amadurecer e validar novos produtos e serviços em potencial. avanços.

Inicialmente introduzido em menor escala por meio de outro projeto da Airbus, AlbatrossONE, que testou asas articuladas semi-aeroelásticas que – como a ave marinha – eram destravadas em voo ao sofrer rajadas de vento ou turbulência, a eXtra Performance Wing também examinará tecnologias a bordo, como rajadas sensores, ailerons e bordos de fuga multifuncionais, para permitir o controle ativo da asa.

Informações da Airbus

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias