Passageiro tenta embarcar em Guarulhos com suspeita de levar urânio radioativo na mochila

ATUALIZAÇÃO: O CNEN atualizou a informação e replicamos abaixo com as análises constatando se tratar de material sem risco.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi notificada, na noite de 08/04/2022, da apreensão de material suspeito de ser radioativo (apresentado inicialmente como urânio pelo passageiro) no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, que estava sendo transportado por passageiro originariamente embarcado em Belém (PA).

Imediatamente a equipe de atendimento a emergências do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) deslocou-se para o aeroporto e, em coordenação com agentes policiais, recolheu o material. Os dois pequenos blocos de minério, pesando um total de um quilo, foram retirados do local e levados às instalações do Instituto para prosseguimento das ações.

Imagem: CNEN

A CNEN/MCTI, através das equipes de atendimento a emergências em suas Unidades, está permanentemente de prontidão para o atendimento de ocorrências em todo o território nacional.

Segundo o órgão, o material recolhido apresentava atividade radioativa mínima, não oferecendo risco para pessoas ou para o meio ambiente. O urânio é uma espécie de mineral cujos átomos possuem propriedades radioativas, ou seja, capacidade de emitir radiação e de alterar as células.

Informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias