Novo simulador de voo do C-95M é entregue para a Base Aérea de Natal pelo Sistema de Tecnologia da FAB

Imagem: DTI – FAB

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Aeronáutica informa hoje que o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) entregou, na segunda-feira, 26 de fevereiro, para a Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim (RN), a segunda unidade do simulador da aeronave C-95M Bandeirante.

O simulador de voo é um elemento primordial para o treinamento de procedimentos normais e de emergência, sendo essencial para a formação e a manutenção operacional dos pilotos. Ele economiza tempo, dinheiro e vidas, permitindo que o piloto em treinamento experimente uma grande variedade de situações e esteja preparado para lidar com uma situação de emergência real.

Essa entrega contribuirá diretamente no Curso de Especialização Operacional dos pilotos estagiários da Aviação de Transporte (CEO-TR) e da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), ministrado pelo Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba, berço da especialização em aeronave multimotor da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse é o motivo pelo qual foi escolhida a BANT para sediar este simulador.

Imagem: DTI – FAB
Imagem: DTI – FAB

Segundo o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, os simuladores de voo são como um laboratório de experimentação, onde os pilotos podem aprender e aprimorar suas habilidades sem correr o risco de danos pessoais ou materiais.

“Também é uma forma de economizar significativamente recursos financeiros e materiais, de forma que tenho a certeza que essa entrega contribuirá significativamente na especialização dos estagiários, capacitando nossos pilotos com as habilidades e o conhecimento necessários para cumprir suas missões com excelência e segurança”, declarou o Chefe do CCA-SJ durante cerimônia de entrega do novo equipamento.

Ainda de acordo com o Chefe do CCA-SJ, esta segunda unidade traz diversos aperfeiçoamentos e melhorias, em relação à versão anterior, como: o acabamento; comandos de voo mais precisos (com utilização de control louder mais moderno); software remodelado e atualizado com as tecnologias mais recentes, novas funcionalidades nos aviônicos e baixamento do trem de pouso por emergência; dentre diversas outras novidades.

“Certamente, esta geração está sendo muito melhor preparada para as missões que as gerações anteriores com o advento dessas tecnologias, que estão sendo empregadas nos simuladores”, disse o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Ricardo Guerra Rezende.

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP), por meio do CCA-SJ, tem contribuído cada vez mais com a simulação de voo na FAB. A Subdivisão de Simulação, além de gerenciar os contratos de suporte logístico dos simuladores espalhados pelo território nacional, tem desenvolvido cada vez mais simuladores de qualidade, utilizando dos meios e soluções internas e contribuindo para maior independência da Força.

Para tanto, com a modernização da aeronave C-95 Bandeirante, surgiu a necessidade de desenvolvimento do simulador, com uma total remodelação de seu painel e aviônicos, abrangendo as novas tecnologias e sistemas implementados, além de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias