O grande Airbus A380 desvia durante um voo de 14 horas por aviso de fumaça a bordo

A aeronave iniciando o desvio – Imagem: RadarBox

Um incidente durante um voo na noite dessa quinta para sexta-feira, 22 e 23 de dezembro, fez com que um exemplar do maior avião de transporte de passageiros do mundo precisasse ser desviado para um aeroporto alternativo durante uma longa jornada.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A380 registrado sob a matrícula VH-OQH, operado pela companhia aérea australiana Qantas, quando realizando a segunda parte do voo QF-1.

O grande avião havia partido de Sydney e voado por 7 horas e meia até a escala prevista em Cingapura, e então prosseguia para o voo de quase 14 horas de Cingapura até Londres-Heathrow, no Reino Unido, com 356 pessoas a bordo.

Porém, após cerca de 9 horas no ar, quando estava no FL360 (nível de voo de 36 mil pés, ou 10.970 metros) sobre a Geórgia, a tripulação decidiu dar meia-volta e desviar para Baku, no Azerbaijão, devido a indicações intermitentes de fumaça no compartimento de carga.

Imagem: RadarBox

Apesar das indicações, a aeronave pousou com segurança na pista 16 de Baku cerca de 55 minutos após os pilotos iniciarem o desvio, por volta das 07h00 da manhã (meia-noite do horário de Brasília) dessa sexta-feira.

Até a publicação dessa matéria, mais de 14 horas após o pouso, o Airbus A380 continuava parado em Baku, segundo histórico das plataformas de rastreamento online de voos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dessa vez com avião todo azul, está vindo ao Brasil outro...

0
Decolou dos Estados Unidos da América na madrugada desta sexta-feira, 26 de abril, mais um voo de brasileiros deportados daquele país para o