O grande Boeing 747 chama atenção em Guarulhos ao fazer uma decolagem fora do comum

O bonito Jumbo Jet em Guarulhos, em cena de um dos vídeo apresentados abaixo – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

Uma interessante decolagem pouco comum de se ver sendo feita por um Boeing 747 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi registrada em dois vídeos há poucos dias, conforme disponibilizados a seguir para todos os leitores do AEROIN que gostam de assistir a pousos e decolagens de grandes aviões e, especialmente, do icônico Jumbo Jet, como é popularmente conhecido o imponente modelo.

As bonitas gravações, por dois pontos de vista completamente opostos, foram publicadas no YouTube pelos canais “Oxigênio Aéreo”, especializado em filmagens no aeroporto paulista, e “SBGR Live”, que possui uma câmera ao vivo no local.

Vídeo 1 – visão por trás do sentido de decolagem

Vídeo 2 – visão pela frente do sentido de decolagem

O bonito Jumbo Jet das cenas acima é o Boeing 747-400F (cargueiro) registrado sob a matrícula 4K-SW800, operado pela companhia aérea Silk Way West Airlines, baseada no Azerbaijão. A decolagem em questão ocorreu no último sábado, 7 de outubro, com destino a Quito, no Equador.

Como visto nas gravações, enquanto geralmente os grandes aviões realizam suas decolagens a partir do início da pista, os pilotos do Boeing 747 optaram por fazer o procedimento a partir de uma das interseções intermediárias, configurando a cena bastante incomum de se ver em Guarulhos para tal modelo.

Posição de onde partiu o Boeing 747 – Imagem: FlightRadar24

Vale ressaltar que não se trata de nenhum procedimento arriscado/inseguro, pois, se os pilotos fizeram a decolagem a partir daquele ponto, é porque os cálculos de desempenho indicaram que havia pista suficiente para a partida, incluindo uma eventual necessidade de frenagem em caso de decolagem abortada.

Apenas se trata de uma cena incomum porque, dado o tamanho do Boeing 747, geralmente, o peso de carga e/ou passageiros e de combustível a bordo costumam fazer com que seja necessária a decolagem a partir da cabeceira, o que não foi o caso para este voo.

E vale relembrar que, embora fora do comum, não se trata de algo inédito no aeroporto de Guarulhos, já que, por exemplo, outro Jumbo Jet também decolou de uma das interseções intermediárias em 2021, cujas belas cenas podem ser assistidas novamente neste link ou no título disponibilizado logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias