O maior avião de passageiros do mundo volta aos voos em mais uma empresa aérea

Airbus A380 – Imagem: Jeremy / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O novo surto mundial da Covid-19 tem gerado grandes incertezas sobre as consequências na aviação, e tem até causado o cancelamento de muito voos por conta de tripulantes contaminados, mas isso não parece ser preocupação para mais uma empresa aérea que nesta terça-feira, 11 de janeiro, volta a colocar em operação o maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380.

Mesmo estando baseada na Austrália, um dos países que tem sido mais severo na aplicação de restrições de viagem para conter a pandemia, impactando fortemente a aviação, a Qantas decidiu seguir em frente com seu planejamento de usar novamente o grande jato de dois andares.

Conforme reporta o RadarBox, especializado em rastreamento online de aviões, o primeiro serviço do retorno do A380 da Qantas foi o voo QF11.

O jato registrado sob a matrícula VH-OQB partiu de Sydney e, no momento da publicação desta matéria, está sobre o Oceano Pacífico em sua longa jornada de quase 13 horas até Los Angeles, nos Estados Unidos:

Imagem: RadarBox

A chegada do avião ao aeroporto californiano será transmitida ao vivo pelo canal L.A Flights, conforme você poderá acompanhar no player a seguir. O pouso deve ocorrer por volta das 15h45 do horário local (20h45 do horário de Brasília).

Segundo o Australian Aviation, o jato havia permanecido fora das operações comerciais por mais de 650 dias, desde 23 de março de 2020, por conta da crise gerada pela Covid-19, e nos últimos dias estava frequentemente voando pelos arredores de Sydney para verificações de manutenção e reabilitação de tripulações.

A preparação do jato após tanto tempo estocado incluiu a substituição de todas as 22 rodas e 16 freios, bem como todo o equipamento de emergência a bordo. Sua estocagem havia sido em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o translado de volta à Austrália ocorreu um novembro passado.

A previsão anterior da Qantas era de que só haveria demanda em abril de 2022 para voltar a empregar o enorme avião em seus voos, porém, a recuperação das viagens internacionais foi mais intensa do que se esperava, levando a este adiantamento para o começo do ano.

Por sinal, a confiança da Qantas no bom momento de retomada da aviação é tanta que um segundo Airbus A380 foi retirado nesta semana de Los Angeles e levado até Sydney. Trata-se do VH-OQD, que decolou no sábado, 8 de janeiro. Antes, em 6 de janeiro, ele foi filmado pousando durante um dos voos de teste, conforme o vídeo a seguir:

No momento da publicação desta matéria, a plataforma RadarBox registrava 42 aviões Airbus A380 em voos pelo mundo, das companhias aéreas Qantas, Emirates, British Airways, Qatar Airways, Singapore Airlines e China Southern Airlines.

Os Airbus A380 em voo pelo mundo – Imagem: RadarBox

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Jatinho de Elon Musk foi filmado em decolagem de alta performance...

0
A rápida visita do bilionário Elon Musk, o empresário por trás da Tesla e SpaceX, foi acompanhada até na decolagem, de alta performance.