Omni recebeu homologação da ANAC para mais uma oficina de manutenção na base de Jacarepaguá (RJ)

Imagem: Omni Táxi Aéreo

A Omni Táxi Aéreo, empresa brasileira que faz parte do grupo português OHI, informou nesta semana que recebeu, no último mês de julho, a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a instalação de mais uma oficina de manutenção em sua Base 2, localizada no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Desta vez, a aprovação foi para serviços de Ensaios Não Destrutivos (NDT) nas seguintes técnicas: Inspeção por Correntes Parasitas, Inspeção por Ultrassom, Inspeção por Líquido Penetrante e Inspeção por Partícula Magnética.

Marcelo Dutra, Gerente de Manutenção de Bases e Oficinas, afirma que o nível das atividades de manutenção foi elevado: “Ganhamos no controle interno de qualidade da Omni, além de diminuir os custos de manutenção e os prazos dos componentes em oficinas, já que tais serviços eram realizados por empresas externas”.

Os responsáveis pela condução do processo de homologação na ANAC foram a Inspetora Responsável de NDT Nível 3 Cinthya Miguelis e o Gerente de Qualidade da Manutenção Mauro Pires. Segundo ele, “foi um grande desafio e um trabalho árduo meu e especialmente da Cinthya, que guiou toda a parte técnica do trabalho com sua larga experiência na área”.

Cinthya dá mais detalhes sobre a nova instalação: “O setor requer alto rigor de controle, performance do processo e capacitação do pessoal para a execução adequada, interpretação e avaliação dos resultados com todos os requisitos exigidos pelas normas nacionais e internacionais. Foi uma experiência ímpar participar disso”.

A Omni explica que, além da estruturação do setor, compra de materiais e equipamentos, foi preciso revisar dois manuais, diversas listas acessórias e criar mais de 30 novos documentos específicos da atividade, com diversas reuniões e debates para ajustes.

Esta é a nona oficina de Heavy Maintenance da Omni, ou seja, onde são realizadas manutenções mais complexas, que se soma às oficinas de Fuel Nozzles (bicos injetores); de motores; de blades (pás); de aviônica; de equipamentos de emergência; de rodas; de soldas; e de interiores.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias