Operadora de aeroportos também no Brasil, Fraport vai colaborar com a Lilium para a rede comercial eVTOL

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A operadora alemã Fraport, que administra aeroportos em diversos países, e a também alemã Lilium, desenvolvedora do Lilium Jet, o primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciaram ontem, 10 de janeiro, uma colaboração estratégica.

O objetivo é explorar as etapas de planejamento e aprovação necessárias para implantar a infraestrutura para as operações comerciais de eVTOL em aeroportos. A Fraport atua em 30 aeroportos internacionais em quatro continentes, incluindo no Brasil, e a Lilium possui acordos para venda do Lilium Jet a diversas empresas pelo mundo, incluindo a Azul Linhas Aéreas.

Apesar disso, neste início de parceria, o foco das empresas estará nas operações apenas na Alemanha e na Europa.

A parceria começará por preparar a Alemanha e a indústria para a introdução da mobilidade aérea eléctrica regional. Isso será feito através do trabalho com grupos industriais e o governo alemão, para discutir conjuntamente e acelerar o trabalho regulamentar necessário.

A Fraport e a Lilium planejam analisar futuros conceitos de mobilidade para redes de vertiportos que sejam adequadas para aeronaves elétricas. As duas empresas também examinarão como poderiam ser os futuros conceitos de vertiportos para este tipo de mobilidade, especialmente nos aeroportos e ao redor deles.

Nos últimos anos, a Lilium conduziu vários estudos de implementação, com aeroportos e autoridades de controle de tráfego aéreo, sobre tópicos de infraestrutura eVTOL, confirmando a viabilidade da aviação regional com este novo tipo de serviço aéreo. Estes estudos foram relacionados com locais adequados, implementação estrutural e procedimentos de integração do espaço aéreo, incluindo potenciais casos de utilização e rotas.

A Lilium explica que, com base neste trabalho, trabalha continuamente em parcerias e colaborações com as partes interessadas públicas e privadas relevantes, para aumentar o ecossistema e a rede potencial para operações eVTOL e tornar a aviação elétrica uma realidade na Alemanha.

Alexander Laukenmann, Vice-Presidente Executivo Sênior de Aviação da Fraport, comentou o seguinte sobre a parceria com a Lilium:

“Neste esforço colaborativo, nosso foco está em examinar o impacto dos eVTOLs na infraestrutura aeroportuária. Sendo uma perspectiva de ponta e ambientalmente sustentável para a aviação regional, os eVTOLs possuem o potencial para abordar e desenvolver novos modelos de viagens individuais e requisitos de mobilidade de forma sustentável nos próximos anos. A Fraport, sendo o centro intermodal número um da Alemanha, destaca-se como pioneira global na conexão perfeita de diversos modos de transporte. Nosso compromisso é manter e expandir essa liderança.”

O CEO da Lilium, Klaus Roewe, também falou sobre o projeto conjunto:

“Com a Fraport, fizemos uma parceria com um dos mais renomados operadores aeroportuários internacionais do mundo. Através desta parceria, esperamos ser capazes de analisar as condições da aviação regional com jatos silenciosos e movidos a eletricidade. O objetivo é avançar conjuntamente em medidas regulatórias e práticas para condições de enquadramento adequadas para a aviação elétrica e para os nossos potenciais clientes na Alemanha e na Europa.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Estudante comemora após Justiça permitir que embarcasse em voo da LATAM...

0
Para a Justiça, o animal é inofensivo e sem agressividade, por isso se encaixa na norma da ANAC na categoria 'animal de estimação'.