‘Os russos roubaram nossos aviões’, afirma grande empresa de leasing

Uma das grandes empresas de leasing, que alugam os aviões para companhias aéreas, está furiosa com o “roubo” dos aviões, feito pela Rússia.

O referido “roubo” aconteceu depois que os países ocidentais sancionaram a Rússia por ter invadido a Ucrânia, e com isso as empresas de leasing (que compram os aviões na fábrica e os alugam para as companhias aéreas) tiveram que cancelar o contrato e pedir a retomada de posse.

Porém, as empresas aéreas da Rússia não têm cumprido o pedido, e ainda estão mantendo os aviões apenas em voos domésticos, para que eles não sejam apreendidos no exterior.

O CEO da Avolon, Domhnal Slattery, afirmou à CNBC que nunca mais fará negócios com os russos, e que eles tentam reaver as aeronaves todos os dias, mas sem sucesso ou perspectiva de retorno.

“É simplesmente roubo, eles roubaram nossas aeronaves, é incompreensível”, afirmou o executivo, que conseguiu recuperar apenas 4 de 14 aviões que estão na Rússia. No total de todas as arrendadoras, são cerca de 500 aviões de empresas ocidentais que estão no país agressor, e sem perspectiva de saída.

A Rússia tem dado sinais que pode recuar e negociar um cessar-fogo, mas a desconfiança do mercado ficará por muito tempo mesmo com o fim da invasão, principalmente nos seguros para as aeronaves que estejam na Rússia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias