Avião da LATAM pousa com problema e rodas dianteiras são destruídas, assista ao momento

Um susto em um voo da LATAM aconteceu após um jato Airbus da companhia decolar, ter que voltar em emergência e pousar com o trem de pouso com problema.

Cena do vídeo que você assiste abaixo

O caso aconteceu em um voo da LATAM Colombia de Medellín para Cartagena. Logo após a decolagem, os pilotos identificaram uma falha no trem de pouso dianteiro do avião, segundo informa a Aeronáutica Civil, órgão que fiscaliza a aviação colombiana e também investiga os incidentes e acidentes.

Com a falha detectada, os pilotos decidiram voltar para o Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova e fizeram voltas (órbitas) a fim de queimar combustível para ficar abaixo do peso máximo de pouso.

Imagem: RadarBox

Quando o avião pousou na pista, um pneu dianteiro estourou e, com o atrito do metal da roda com o asfalto, uma grande quantidade de faíscas foi emitida enquanto o jato desacelerava pela pista:

O Airbus A320 de matrícula CC-BAS parou no final da pista e as equipes de bombeiro de aeródromo, que já estavam de prontidão, prestaram o atendimento necessário.

Imagens divulgadas mostram que sobrou apenas metade de uma das duas rodas do trem de pouso dianteiro, impedindo a aeronave de sair do local. Com isso, o Aeroporto de Medellín se encontrava fechado até o momento da publicação desta matéria, com uma grande sequência de voos cancelados.

Imagem: Aeronáutica Civil de Colombia
Imagem: Aeronáutica Civil de Colombia

A companhia comentou o seguinte sobre a ocorrência:

A LATAM Colômbia informa que a aeronave com matrícula CC-BAS, que operou o voo LA4292 na rota Medellín-Cartagena nesta terça-feira (29/3), apresentou um problema em uma das rodas do trem de pouso dianteiro durante a decolagem. Por esse motivo, o avião retornou imediatamente ao aeroporto José María Córdova, onde pousou às 15h12 (hora local). O comandante declarou emergência e recebeu prioridade para pouso, bem como apoio dos bombeiros em solo.

Todos os passageiros e tripulantes encontram-se em boas condições de saúde. A LATAM está em contato com a Aeronáutica Civil da Colômbia para fornecer todas as informações necessárias para iniciar o processo de investigação sobre o incidente.”

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias