Ouça o que disse o piloto ao controlador após constatar que tinha um cavalo solto vagando pelo avião

Um avião de carga foi forçado a retornar ao Aeroporto JFK, de Nova York, depois que um cavalo vivo escapou de seu estábulo e começou a vagar pelo porão de carga enquanto a aeronave se preparava para um voo transatlântico.

O incidente ocorreu logo após a decolagem do avião cargueiro Boeing 747 que tinha como destino a cidade de Liège, na Bélgica. O voo estava sendo operado pela Air Atlanta Icelandic.

Uma gravação da comunicação entre os pilotos e os controladores de tráfego aéreo revela o que aconteceu. O piloto explicou que o cavalo havia escapado de sua baia e que eles precisavam retornar a Nova York, pois não conseguiam recuperar o animal.

Os controladores de tráfego aéreo prontamente autorizaram o despejo de até 20 toneladas de combustível na costa e o avião retornou a Nova York. Durante esse tempo, os pilotos solicitaram a presença de um veterinário para receber a aeronave no JFK.

Uma vez em segurança no solo, os pilotos reiteraram que precisavam de assistência porque o cavalo estava em “dificuldade”. No entanto, ainda não está claro como a tripulação lidou com o incidente após a aeronave ser estacionada.

Normalmente, cavalos vivos são transportados em caixas especiais no porão de carga, que são seguras e projetadas para evitar ferimentos ou escape. Portanto, é um mistério como esse cavalo conseguiu escapar de sua baia na última quinta-feira. Ouça abaixo a comunicação entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias