Mais 23 dos enormes Airbus A380 da Emirates farão o “check-C” na Lufthansa Technik nas Filipinas

Airbus A380 – Imagem: Emirates

A Lufthansa Technik, empresa de manutenção do Grupo Lufthansa, e a companhia aérea Emirates, maior operadora mundial do enorme avião Airbus A380, com mais de 100 unidades, assinaram, durante o Dubai Airshow 2023, um contrato de Serviços de Manutenção de Base (BMS) para os jatos de dois andares.

Até outubro de 2026, outras 23 das maiores aeronaves de passageiros do mundo serão submetidas a verificações de nível C (“check-C”) realizadas pela Lufthansa Technik Filipinas (LTP) em Manila.

A própria Emirates realiza este tipo de manutenção em suas instalações em Dubai, porém, não tem capacidade suficiente para atender a todos os seus próprios jatos de dois andares dentro dos prazos de vencimento do programa de manutenção.

A manutenção tipo check-C é uma revisão detalhada das aeronaves, composta por serviços de desmontagens, inspeções, montagens, trocas de peças, restaurações e testes. Pode durar de 5 a 30 dias, dependendo da complexidade dos serviços e idade da aeronave.

O centro de competência da Lufthansa Technik para Serviços de Manutenção de Base em Manila já realizou várias verificações pesadas nos A380 da Emirates desde janeiro deste ano. Assim que os dez A380 abrangidos pelo primeiro acordo forem submetidos às verificações, serão iniciados os 23 adicionais. Dessa forma, até outubro de 2026, a LTP terá realizado verificações de manutenção de base em 33 Airbus da Emirates, que representam mais de um quarto da maior frota de A380 do mundo.

Para lidar com o aumento significativo da demanda por serviços de MRO (manutenção, reparo e revisão) neste modelo de avião, a LTP investiu em capacidades adicionais de revisão do A380. Devido à expansão da infraestrutura de MRO, como a construção de um novo hangar de 9.000 metros quadrados, três desses superjumbos podem ser reformados ao mesmo tempo em Manila.

Embora o novo contrato de Serviços de Manutenção de Base tenha sido assinado e celebrado no Dubai Airshow, a Lufthansa também comemora um marco no Reino Unido: a primeira revisão do trem de pouso A380 da Emirates foi concluída na oficina especializada Lufthansa Technik Landing Gear Services (LTLGS) em Londres. Desde agosto deste ano, a LTLGS vem realizando serviços de revisão nos trens de pouso dos A380 da Emirates.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Lançadas no CE as primeiras turmas do Curso Básico de Pilotagem...

0
Segundo descrito pelo Instituto cearense, este é o primeiro curso gratuito no segmento. A formação será realizada na sede do CVT Canindé e