Início Novidades

Ouça o que disse o piloto da Azul sobre a suspeita de interferência ilícita de ontem em Congonhas

Cena do vídeo abaixo, feito pelo comandante ainda a bordo do A320neo na pista de Congonhas

Como mostrado pelo AEROIN e pelo canal Golf Oscar Romeo na noite de ontem, 25 de agosto, as operações no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, ficaram suspensas por cerca de uma hora após o pouso de um voo da Azul Linhas Aéreas às 20h50.

Na ocasião, informações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) indicavam que as operações foram suspensas às 23h50 UTC (20h50 do horário de Brasília) devido ao código de interferência ilícita ter sido emitido pela aeronave no pouso. O jato, o Airbus A320neo de matrícula PR-YSB, foi orientado pela Torre de Controle a parar na pista auxiliar após pousar pela principal.

Agora, um vídeo gravado no cockpit, no momento em que o avião estava parado na pista auxiliar às 21h43, mostra o comandante do voo falando sobre a situação a bordo. A gravação, enviada ao AEROIN por diversas pessoas que o receberam em redes sociais, pode ser assistido a seguir:

Como visto na gravação acima, o comandante da Azul fez a gravação para informar que não houve, por parte dos tripulantes, nenhum acionamento do código de interferência ilícita, já que não houve nenhuma tentativa de invasão do cockpit.

Ele mostra que o equipamento da aeronave permaneceu, até aquele momento, configurado com o mesmo código que estava desde a partida do voo AD-4277, que saiu de Recife às 17h45.

Dessa forma, ficam refutadas as suposições, que circularam em redes sociais, de que os pilotos teriam acionado por engano o código de interferência ilícita.

O momento do pouso e os desdobramentos na noite de ontem podem ser assistidos novamente através deste link ou do título disponibilizado abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.