Operações foram suspensas no Aeroporto de Congonhas por código de interferência ilícita em avião; assista

A aeronave parada em Congonhas, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Imagens ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, reproduzidas no player disponibilizado a seguir, mostram que um avião da Azul Linhas Aéreas está parado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, desde as 20h50 nesta noite de sexta-feira, 25 de agosto, devido a uma suspeita de interferência ilícita a bordo.

Atualização: às 21h56, os pilotos movimentaram a aeronave para o pátio do aeroporto. O vídeo a seguir começa no momento em que foi possível ouvir o voo 4277 chamando a torre de controle durante a aproximação de pouso, e segue até a conclusão da situação. Abaixo do vídeo, leia mais informações sobre o caso:

Segundo informações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), as operações no aeroporto central paulistano foram suspensas a partir das 23h50 UTC (20h50 de Brasília) devido a uma aeronave ter acionado o código de interferência ilícita:

O código de interferência ilícita são os número 7500, que um piloto aciona no equipamento de transponder quando precisa avisar ao controle de tráfego aéreo que houve algum tipo de invasão do cockpit ou tentativa de invasão.

Vale ressaltar que até a publicação desta matéria não há nenhuma informação que confirme se realmente houve uma interferência ou qualquer outra situação a bordo.

O voo em questão foi o AD-4277, com o avião Airbus A320neo de matrícula PR-YSB, que partiu de Recife e pousou em Congonhas às 20h50. Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que os pilotos posicionaram o jato na pista auxiliar após o pouso pela cabeceira 17R da pista principal.

A posição em que o Airbus A320neo ficou parado no aeroporto – Imagem: RadarBox

Devido à suspensão das operações, diversos voos que pousariam na capital paulista estão sendo desviados para outros aeroportos.

Atualização: a Azul informou que o voo AD-4277 apresentou uma suspeita de interferência ilícita e os procedimentos para essa situação foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas. Após a confirmação da normalidade, a aeronave seguiu para a posição de parada final e os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança.

O AEROIN trará atualizações se mais informações se fizerem conhecidas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Quando levar o lixo para fora, saiba que aqueles restos de...

0
Os restos de comida podem, em um futuro bem próximo, ajudar a contribuir para a produção de SAF, indo parar nos tanques dos aviões.