Ouça o que disse o piloto do A321 ao declarar ‘PAN PAN’ hoje, após decolar de Recife e precisar voltar

Imagem: RadarBox

Neste início de tarde de terça-feira, 9 de janeiro, os pilotos de um voo que partiu de Recife (PE) precisaram retornar à origem devido a uma pane apresentada pela aeronave.

Como mostra o áudio disponibilizado a seguir, quem acompanhava a frequência de comunicação do Controle Recife ouviu o momento em que o piloto informou sobre o problema e, logo depois, declarou “PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN”:

Conforme foi possível ouvir na gravação acima, o voo que sofreu a ocorrência foi o 3783 da LATAM. Tratava-se do Airbus A321 de matrícula PT-XPQ, que partiu do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre às 12h26 e voaria até Brasília (DF).

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que era por volta de 13h00 quando foi iniciada a curva para retornar ao aeroporto da capital pernambucana.

O momento em que os pilotos solicitaram o retorno – Imagem: RadarBox

Pouco antes do retorno, como indica a gravação, o piloto informou ao controlador de tráfego aéreo que, estando a 32 mil pés de altitude (“nível de voo três dois zero”), solicitava o retorno a Recife devido a uma pane elétrica apresentada pelo avião.

Logo depois das instruções iniciais para a volta, o controlador questionou se seria necessária alguma prioridade para pouso ou alguma requisição adicional devido à pane elétrica.

A resposta do piloto foi que não seria necessária nenhuma assistência no pouso, porém, solicitava prioridade, motivo pelo qual declarou “PAN PAN, PAN PAN, PAN PAN”, o sinal padrão de comunicação que indica uma situação urgente, ou seja, que requer atenção, mas não oferece risco iminente à vida das pessoas a bordo ou ao próprio meio de transporte.

Após pouco mais de 35 minutos desde o início do retorno, os pilotos pousaram o Airbus A321 da LATAM em segurança em Recife e taxiaram o jato normalmente até o pátio. Equipes de emergência aguardavam em posições próximas à pista e acompanharam o avião até o pátio, como procedimento padrão para a situação de “PAN PAN”.

O pouso foi mostrado ao vivo pelo canal “Papa Charlie Golf” no YouTube, conforme a gravação no vídeo a seguir:

O AEROIN solicitou à LATAM informações sobre a ocorrência, e a companhia informou que o voo LA3783 precisou retornar ao aeroporto de origem para manutenção corretiva não programada na aeronave.

“O voo foi reprogramado e decolou às 16h16. A companhia lamenta os transtornos causados e está prestando a assistência necessária aos passageiros. A LATAM reforça ainda que suas decisões visam garantir a segurança de todos”, explicou a companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o