Início Acidentes e Incidentes

Já na pista no aeroporto de Campinas, pilotos de Boeing 747 são avisados sobre possível problema com o avião

O Jumbo Jet entrando na pista, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Uma gravação feita por uma câmera voltada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permite notar a proatividade da aviação em buscar garantir a máxima segurança de voo possível.

Um grande Boeing 747 cargueiro já estava na pista, prestes a iniciar a decolagem, quando os pilotos foram avisados que foi descoberto um vazamento de óleo de sua aeronave. Acompanhe o momento nas cenas a seguir, publicadas pelo canal “Viracopos FullHD” no YouTube, e depois leia mais detalhes abaixo do vídeo:

Conforme as cenas da gravação vista acima, a situação ocorreu pouco depois das 02h00 da madrugada de ontem, segunda-feira, 8 de janeiro, quando o voo GTI-56, da Atlas Air (identificação de chamada de rádio “Giant”), partiria de Viracopos.

A aeronave de matrícula N453PA, um 747-400F, já estava alinhando na pista, com autorização para a decolagem rumo a Lima, no Peru, quando o controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas solicitou: “Giant zero cinco meia, mantenha posição, por favor“.

Pouco depois, ele informou aos pilotos do Jumbo Jet: “Nós temos um reporte de vazamento de óleo da sua aeronave”.

Diante do aviso, a piloto do Boeing 747 solicitou um momento, e logo depois já completou informando que eles retornariam o avião ao pátio.

O controlador solicitou um momento, mas, antes que ele retornasse com as instruções, a piloto do Jumbo solicitou se eles poderiam livrar a pista pela taxiway Alpha (A) e aguardar na taxiway.

Porém, já com as instruções de retorno definidas, o controlador passou a informação de que eles taxiariam pela Alpha, depois Bravo (B) e Golf (G), até a posição Mike Eight (M8), no pátio de cargas de Viracopos.

Enquanto o Jumbo era taxiado até a Alpha, foi possível notar, ao fundo da gravação, que um veículo de serviços do aeroporto já ingressava na pista para inspecioná-la, como medida de segurança em função do possível problema de vazamento com o avião.

Após o retorno do pátio, o Boeing 747 da Atlas partiu às 03h35 da madrugada, segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, completando o trajeto até Lima sem intercorrências.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.