Ouça o que um piloto disse aos passageiros para anunciar a morte da rainha Elizabeth II

A notícia da morte da rainha Elizabeth II começou a ser divulgada pelo Palácio de Buckingham por volta das 12h30 (hora de Brasília) de quinta-feira, 8 de setembro, e se espalhou pelo mundo muito rápido. E, se o planeta vive a era da informação e das comunicações instantâneas, mesmo quem estava cruzando a mais de dez mil metros de altura, a bordo de aeronaves, também recebeu a notícia quase que em tempo real.

Presumivelmente, os passageiros que estavam conectados à internet Wi-Fi a bordo dos voos foram os primeiros a saber, mas a maioria, certamente, relaxava ou se distraía de outra maneira offline. Para garantir que todos estivessem cientes do que estava acontecendo em terra, as empresas aéreas foram rápidas em avisar aos pilotos que, por sua vez, transmitiram a mensagem aos passageiros.

Um exemplo disso desse cenário pode ser visto no vídeo abaixo (esperar pelo carregamento), publicado em várias mídias e por vários veículos. Nele, um comandante da British Airways é ouvido contando aos passageiros a bordo de um voo de Nova Iorque para Londres sobre as notícias. A mensagem de tristeza causa uma reação de surpresa entre vários passageiros, que se entreolham.

Embora o piloto tivesse poucas informações para fornecer, ele disse aos passageiros: “Achei que deveria pelo menos dizer isso antes de você chegar ao terminal, porque sei que muitos ficarão muito, muito tristes”.

A razão pela qual o piloto tinha poucos detalhes para compartilhar com os passageiros era porque as notícias haviam sido transmitidas por um sistema especial que permite que as estações terrestres transmitam mensagens curtas conhecidas como ACARS. Embora a comunicação fosse muito rápida, o limite de caracteres restringe a quantidade de detalhes – mas não que isso fosse um problema.

Poucos momentos após a morte ser formalmente anunciada, as companhias aéreas rapidamente transmitiram a notícia às suas tripulações de voo por meio da mensagem ACARS. Como exemplo, esta foi a mensagem que a British Airways enviou aos seus pilotos: “Atenção todas as aeronaves. Para ser lido a seu critério. É com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha. Nossos pensamentos estão com a Família Real neste momento muito difícil”.

Uma cópia da mensagem foi compartilhada por uma piloto (abaixo, esperar o carregamento). Muitas empresas aéreas fizeram como a British ao comunicar seus pilotos em voos, deixando os passageiros completamente cientes da triste notícia daquele dia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias