Para evitar demissões, companhia aérea oferece R$1,7 milhão para pilotos se aposentarem

Um movimento brusco para a redução de pilotos está sendo feito por uma empresa aérea, com um grande incentivo para a aposentadoria. A ação está sendo tomada pela segunda maior cargueira dos EUA, a UPS Airlines, que segue os passos da maior concorrente, a FedEx, que tem reduzido frota devido à queda no mercado de carga aérea por conta do desaquecimento do mercado.

Enquanto o clássico trijato McDonnell Douglas MD-11 está indo embora da frota da UPS neste ano, a empresa também fará cortes no quadro de pilotos.

Em e-mail enviado aos tripulantes, o piloto-chefe da empresa informou que a empresa estará oferecendo uma aposentadoria antecipada para comandantes e copilotos com mais de 55 anos, mesmo que não estejam ainda na idade máxima de aposentadoria, que é de 65 anos pela Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA.

O plano é ter 157 comandantes e 10 copilotos aposentados antecipadamente e cada um receberá $357 mil dólares (R$1,7 milhão) de bônus pela aposentadoria, além dos valores já devidos no processo.

Caso a adesão não ocorra, a empresa não descarta realizar demissões pontuais, começando tanto nos pilotos na idade de aposentadoria como nos mais novos da empresa, utilizando a regra de senioridade.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias