Para fortalecer controle do espaço aéreo, Colômbia abre licitação para adquirir 14 sistemas de radar e ADS-B

Imagem: Aerocivil

A Aeronáutica Civil (Aerocivil), agência reguladora da aviação colombiana, informa que iniciará, por meio de licitação pública, a aquisição de 14 novos sistemas de radar e ADS-B, como parte do plano de renovação, revitalização e expansão dos sistemas de vigilância do espaço aéreo da Colômbia.

Os equipamentos fortalecerão significativamente as capacidades tecnológicas no país para garantir o monitoramento de aeronaves, tornar o transporte aéreo mais eficiente e melhorar as condições de segurança no Sistema Nacional de Espaço Aéreo (SINEA), descreve a agência.

A aquisição desses sistemas, compostos por radares secundários, primários e ADS-B (Automatic Dependent Surveillance, ou Vigilância Dependente Automática), terá um investimento inicial estimado de 345 bilhões de pesos (cerca de 415 milhões de reais) em sua primeira fase, para sete sensores, que começará em 2023 com a abertura da licitação em meados de setembro.

Posteriormente, até 2024, haverá uma segunda fase e o projeto terminará em 2026, com 14 estações revitalizadas.

Segundo a Aerocivil, o fortalecimento dos sistemas de vigilância possibilitará a ampliação da cobertura no território colombiano, com a integração da melhor tecnologia disponível mundialmente ao serviço de transporte aéreo e contribuirá para o futuro sistema de vigilância da Amazônia.

O processo licitatório foi disponibilizado em minutas a partir da última terça-feira, 15 de agosto de 2023, para observações no portal de compras públicas SECOP.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias