Para não prejudicar aviação regional, deputado leva proposta de obras no Aeroporto de Cruzeiro do Sul

Aeroporto de Cruzeiro do Sul – Imagem: Google Earth

Na última quarta-feira (7), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) voltou a falar a respeito da recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul.

Conforme noticiado pela Aleac, na explicação pessoal, o deputado apresentou alternativas de horários de aberturas e fechamentos do aeroporto para as obras, de modo que não prejudique e inviabilize a aviação regional.

O documento apresentado por ele tem a assinatura dos 24 deputados estaduais e deverá ser protocolado junto a Vinci Airoports, que gerencia os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Na semana passada abordei essa discussão. A empresa Vinci, responsável pela operação dos aeroportos de Cruzeiro e de Rio Branco, na sua nota, ela apenas afirmou o que estamos questionando. Lá pelas tantas da nota deixou uma possibilidade: ‘estamos abertos ao diálogo’. Nesse sentido vamos fazer o teste do diálogo. Estamos apresentando um documento que não é mais de minha autoria, mas da Assembleia Legislativa”, pontuou.

Na proposta, as sugestões são: a abertura às 11 da manhã e fechamento às 18 horas. A segunda proposta é: abertura às 6 da manhã, com fechamento às 9 horas. Abertura às 12 horas com fechamento às 13h30 e abertura às 16h30 com fechamento às 18 horas.

A terceira opção é liberar a operação diurna em mil metros de pista. A pista de Cruzeiro do Sul é composta por 2.400 metros. “Dessa forma, a Vinci pode trabalhar na recuperação de 1.400 metros sem necessidade de fechamento total do aeroporto. Tal experiência já foi testada em Rio Branco em outros períodos, com êxito na execução das obras”, frisou ele.

Magalhães voltou a frisar que o fechamento do aeroporto durante o dia vai gerar transtornos não só à aviação regional, mas para a economia de municípios do Acre e do Amazonas. “Se ele não estiver operando durante o dia vai se instalar um caos, principalmente no verão porque os rios ficam secos”, enfatizou.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o