Tamanho importa: Qantas confirma que vai substituir o Airbus A330 por outros modelos de jatos

Airbus A330 da Qantas Airways – Imagem: Qantas Airways

A companhia aérea australiana Qantas Airways finalmente confirmou sua intenção de liquidar sua frota envelhecida de Airbus A330, abrindo caminho para novos modelos de médio porte da Airbus ou Boeing. Com idade média de quase 17 anos, os 24 A330 da companhia aérea serão aposentados e colocados à venda. 

No entanto, conforme relata o Aviacionline, a CFO da Qantas CFO (e futura CEO), Vanessa Hudson, antecipa uma forte demanda. “Estamos vendo uma demanda significativa por widebodies de fabricantes e outras companhias aéreas”, disse Hudson durante a reunião da IATA em Istambul.

Os A330 provaram ser aeronaves versáteis da frota da Qantas, servindo rotas domésticas Leste-Oeste e voos internacionais para a Ásia, Índia, Havaí, Seul e viagens transpacíficas de Brisbane a Los Angeles. Além disso, os A330 introduziram a Business Suite em 2014, uma disposição de assentos da classe executiva que mais tarde apareceu no Boeing 787 e no Airbus A380, acompanhada de Wi-Fi gratuito e rápido.

Em uma mudança estratégica, a Qantas pretende substituir o A330 por um equivalente. O processo envolverá uma competição semelhante à da frota de fuselagem estreita. O palco está montado para a Airbus propor o A330neo como um substituto óbvio, enquanto a Boeing deve oferecer o 787 Dreamliner. A substituição do A330 incorporará a abordagem de “aeronave certa para a rota certa” da Qantas, atendendo rotas de curta a média e longa distância.

Simultaneamente, a Qantas planeja implantar seus novos A220 e A321XLR em voos de curta e média distância que hoje são feitos pelo A330. Além disso, o Boeing 787-9 foi reservado para futuras rotas sem escalas “ultralongas” para destinos como Chicago, Seattle e Paris.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias