Passageira se assusta ao receber mensagem de funcionário da empresa aérea no Whatsapp

Foto de philipus via Deposit Photos

Uma situação preocupante envolveu uma jovem viajante britânica e um funcionário da Etihad Airways. A moça, identificada como Hannah Smethurst, 22, de Manchester, que recentemente se formou como paramédica, voou para Abu Dhabi em férias, esperando retornar para casa na quarta-feira desta semana.

No entanto, já no aeroporto, ela se deparou com uma mensagem “assustadora” do funcionário da companhia aérea que dava a entender que ele havia usado seus dados pessoais obtidos por meio do sistema da empresa.

Em um tuite, Hannah compartilhou uma captura de tela da conversa e explicou a situação: após observar seu passaporte no aeroporto de Abu Dhabi o homem acessou o banco de dados da Etihad para descobrir seu número de telefone e enviar uma mensagem para ela no WhatsApp.

Ela perguntou a ele como ele conseguiu as informações e ele disse que foi no sistema da empresa aérea. Depois, ele desconversou, dizendo que o voo dela estava embarcando. A jovem viajante disse que isso foi a “experiência mais assustadora viajando sozinha”.

Após o incidente, ela contatou a equipe de suporte da Etihad no Twitter. A companhia aérea disse que abriu uma investigação completa assim que tomou conhecimento desta conduta indevida por parte de um funcionário terceirizado. Acrescentou ainda que a privacidade dos viajantes é sua prioridade número um e pediu sinceras desculpas pelo sofrimento causado.

Os passageiros da Etihad foram alvos de outras preocupações de segurança nos últimos meses. Uma investigação descobriu que os dados de 15 milhões de contas de passageiros da companhia aérea foram vendidos em um site de negociação online e que vários registros de identidade eram exigidos antes do embarque.

A mulher britânica aconselha os outros viajantes a compartilhar sua experiência para evitar futuros incidentes. Ela disse que a segurança dos dados dos passageiros deve ser prioridade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias