Passageiro filmou combustível sendo alijado durante o voo de Natal a Guarulhos no Boeing 777 da LATAM

O combustível sendo alijado em voo, em cena do vídeo abaixo, disponibilizado ao AEROIN por um passageiro

Como mostrado pelo AEROIN durante o final de semana, o Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUA, da LATAM Brasil, muito conhecido por sua exclusiva pintura temática de “Star Wars”, foi desviado para o Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), quando realizava o voo LA-8070 de Guarulhos para Frankfurt, na Alemanha.

O motivo do desvio, na madrugada do sábado para o domingo, foi uma emergência médica, devido a uma passageira de 80 anos estar com enjoo, frio, tremedeira e dor abdominal, segundo reportou um dos pilotos à controladora de tráfego aéreo (para ouvir novamente o momento da comunicação, clique aqui).

Porém, após o pouso no meio da madrugada no aeroporto de Natal, o Boeing 777 voltou a voar apenas às 10h00 da manhã. E não para seguir à Europa, mas para retornar a Guarulhos, em um voo que não ultrapassou os 22 mil pés de altitude, enquanto a altitude normal costuma ser de mais de 32 mil pés.

E agora, além da altitude incomum, um passageiro compartilhou com o AEROIN uma gravação que fez a bordo do 777-300ER, mostrando que, durante o deslocamento de Natal a Guarulhos, foi efetuado o procedimento de alijamento de combustível, ou seja, a liberação de uma certa quantidade do fluido na atmosfera.

A gravação pode ser assistida a seguir:

Aos leitores que não têm familiaridade com aspectos técnicos da aviação, vale explicar que o alijamento é um recurso disponível em certos modelos de avião, para que seja possível reduzir a quantidade de combustível dos tanques quando o peso total do avião está acima do limite permitido para o pouso. Isso pode acontecer porque os aviões são capazes de decolar mais pesados do que o seu limite máximo de peso de pouso.

Segundo relato do passageiro que gravou o vídeo, o alijamento de combustível ocorreu por cerca de 40 minutos, quando passando sobre o estado de Minas Gerais, e o piloto comunicou aos passageiros que o motivo foi a necessidade de redução de peso.

Outra passageira do Boeing 777 também compartilhou seu testemunho com o AEROIN, afirmando que o avião foi abastecido em Natal para seguir até Frankfurt, entretanto, mais uma viajante teria passado mal a bordo antes da decolagem. Isso levou a mais um atraso na ida à Europa e, por consequência, à situação de regulamentação da tripulação (tempo de trabalho superior ao permitido, caso prosseguissem até o destino original).

Assim, com um voo mais curto até Guarulhos, foi necessário eliminar em voo parte da grande quantidade de combustível antes da chegada a Guarulhos, o que também pode ser o motivo do voo limitado a 22 mil pés, pois em uma altitude menor o ar atmosférico é mais denso, levando a maior atrito e, por consequência, mais gasto de combustível para manter a velocidade.

Ainda segundo o relato da passageira, muitos viajantes ficaram assustados com a eliminação de combustível em voo, mesmo tendo o piloto explicado que é um procedimento comum e necessário para pousar dentro do peso adequado.

O AEROIN ressalta que, para trazer a informação mais precisa possível aos leitores, solicitou à LATAM uma explicação sobre a altitude limitada do voo, porém, como também explicado em matéria anterior, a companhia aérea limitou-se a falar apenas sobre a emergência médica e a regulamentação da tripulação.

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o pouso em Guarulhos ocorreu às 13h16. Às 18h00, no entanto, a passageira reportou ao AEROIN que ainda estava no aeroporto paulista aguardando providências da companhia.

Atualização: em comunicação adicional ao AEROIN nesta segunda-feira, a LATAM confirmou que “Durante o voo de retorno, foi realizado o processo de liberação de parte do combustível para que a aeronave pousasse com o peso correto em Guarulhos. Esse é um procedimento comum na aviação e previsto nos manuais de operação. A LATAM esclarece que adota todas as medidas para garantir a segurança de todos. A companhia está oferecendo a assistência necessária aos clientes, que serão reacomodados em novo voo de Guarulhos para Frankfurt (LA9456) programado para decolar na segunda-feira (30), às 15h.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias