Passageiro mostra laser apontado contra avião durante pouso em Congonhas

Um passageiro captou o momento exato em que um laser é apontado durante o pouso do Boeing 737 MAX que ele estava a bordo. O caso aconteceu ontem (12) num voo da GOL de Brasília para Congonhas de número G3-1469, operado pelo Boeing de matrícula PS-GPP. O passageiro e leitor do AEROIN, Johnny Galvão, estava a bordo e flagrou o momento.

Segundo o seu relato, enquanto o avião se aproximava para pouso próximo à Marginal Pinheiros, na região dos bairros da zona sul de Itaim Bibi/Vila Olímpia/Moema, o laser foi apontado para a aeronave. “Não é a primeira vez que vejo isso na final de Congonhas, inclusive foi no mesmo ponto, há alguns anos. Ou seja, este sujeito é reincidente e nada acontece”.

No vídeo gravado, que você vê mais abaixo, é possível notar que o laser veio da região mais ao sul, provavelmente do bairro do Brooklyn. A passada do laser pela aeronave é breve, mas pode ser o suficiente para atrapalhar a visão dos pilotos e causar um acidente.

“Todos nós sabemos o perigo que isso pode causar, ainda mais num dos aeroportos mais críticos do Brasil, como CGH. Gostaria que isso pudesse ser uma pauta no site, acho o assunto bem sério e mais pessoas devem saber os riscos que isso pode trazer para a aviação”, conclui Johnny. Veja o vídeo gravado por ele abaixo:

Apesar do susto o avião pousou normalmente em Congonhas. Além de perigoso, apontar laser para aviões e helicópteros é crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê reclusão de dois a cinco anos para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea, marítima ou fluvial. A repressão fica por conta dos órgãos de Segurança Pública.

Outros leitores têm relatado o mesmo tipo de ocorrência no Brasil. Se você leitor tem algum vídeo relevante sobre a aviação, é mais do que bem-vindo em colaborar nos enviando material e seu relato neste link.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de