Início Acidentes e Incidentes

Será ponto final e avião que fez pouso em campo de trigo na Rússia não será devolvido aos céus

A companhia aéreal russa Ural Airlines revelou que decidiu remover definitivamente de serviço o Airbus A320, que se tornou notícia ao realizar uma aterrissagem de emergência em um campo de trigo próximo à cidade de Novosibirsk. A informação foi divulgada à agência TASS pelo departamento de imprensa da empresa.

“Segurança em voo é uma premissa inegociável. Levamos todos os riscos em conta e, após uma cuidadosa avaliação, preferimos nos retirar do uso a referida aeronave para operações comerciais, especialmente diante da ausência de suporte do fabricante, a Airbus, nas circunstâncias atuais”, informou o setor de comunicação da Ural Airlines.

Para relembrar o incidente, em setembro de 2023, este avião, pertencente à frota da Ural Airlines, estava realizando um trajeto de Sochi a Omsk e, por razões técnicas, pediu autorização para desviar ao aeroporto de Novosibirsk.

Segundo informações fornecidas pela Direção Regional Principal do Ministério de Situações de Emergência, a aeronave acabou por realizar tal procedimento não no aeroporto, mas em um campo de trigo situado em Ubinsky, um distrito da região de Novosibirsk, supostamente por falta de combustível.

Na ocasião, 167 pessoas estavam a bordo do Airbus A320, o que inclui a tripulação, formada por 6 membros, e 23 crianças. Em decorrência do pouso forçado, 5 passageiros necessitaram de atendimento médico.

Custo

A Ural Airlines desembolsou mais de 10 milhões de rublos (cerca de 110 mil dólares) na manutenção do Airbus A320 que teve que aterrissar de emergência. O custo total desse incidente somou cerca de 9,27 milhões de rublos, abarcando gastos com preservação das aeronaves, cerca, contêineres, além de um pagamento de 1,2 milhão de rublos à propriedade coletiva.

A investida ainda considerou um desembolso de 220 mil rublos para indenizar a colheita que foi prejudicada. Além disso, somam-se os custos referentes à manutenção da aeronave, igualmente estimados em milhões de rublos, pontuou a assessoria de comunicação da Ural Airlines.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.