Passageiros “caçam” almofadas de assento corretas após autoridades barrarem decolagem de avião

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

Um voo da British Airways de Milão, na Itália, para Londres, na Inglaterra, sofreu um atraso de mais de uma hora na última segunda-feira (5) devido a um contratempo inesperado: almofadas do encosto de cabeça do assento incorretas.

Autoridades de aviação italianas realizaram uma inspeção surpresa e descobriram que a aeronave Airbus A320neo, com aproximadamente cinco anos de idade, tinha o tipo errado de almofadas de assento instaladas, particularmente nos assentos sobre as asas. Essas almofadas foram consideradas muito grossas e largas, necessitando de substituição por outras menores antes que o voo pudesse prosseguir.

Os assentos sobre as asas, conhecidos por sua popularidade entre os passageiros frequentes devido ao espaço extra para as pernas, requerem almofadas de assento específicas para facilitar a saída de emergência. Essas almofadas geralmente são mais finas e menores do que as padrão, projetadas para facilitar os procedimentos de evacuação durante emergências.

O problema veio à tona durante uma verificação de rotina por inspetores de aviação civil no Aeroporto de Milão-Linate no voo BA-575 da British Airways. Sem uma base de manutenção da British Airways em Milão e com um voo lotado, remover as almofadas de assento até que a aeronave retornasse a Heathrow não era viável.

No entanto, havia uma solução potencial a bordo: verificar outros assentos em busca de almofadas que atendessem às especificações da saída de emergência. Cada almofada de assento possui um número de série único impresso na parte inferior, permitindo que os passageiros identificassem se tinham a almofada correta para a saída de emergência levantando suas almofadas de assento.

Um vídeo do TikTok capturou a cena a bordo enquanto os passageiros procuravam pelas almofadas e membros da tripulação liam os números de série pelo sistema de alto-falantes. A urgência decorria de preocupações com a segurança, já que o voo não poderia prosseguir sem as almofadas apropriadas para as fileiras de saída de emergência.

@slimventures PART 1 – Random aviation authority checks in Milan almost grounded this British airways to LHR. #aviation #airbus #britishairways #milan ♬ original sound – Slim

Apesar do inconveniente, os passageiros conseguiram localizar almofadas de assento suficientes e corretas, permitindo que o voo decolasse e pousasse em Londres-Heathrow, embora ligeiramente atrasado.

Surgem perguntas sobre como tal negligência ocorreu. A British Airways não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário, mas incidentes de voos atrasados devido a problemas semelhantes com almofadas de assento não são inéditos na indústria da aviação.

@slimventures PART 2 – Random aviation authority checks in Milan almost grounded this British airways to LHR. #aviation #airbus #britishairways #milan ♬ original sound – Slim

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de