Passageiros da falida Alitalia podem pedir reembolso integral de passagem aérea ou créditos

Os passageiros que ainda possuem passagem aérea da Alitalia ou créditos na empresa italiana não utilizados podem solicitar o reembolso integral, devido ao encerramento das operações da companhia aérea a partir de 15 de outubro deste ano. Estão dispostas no site da empresa as demais condições ofertadas pela companhia.

Para solicitar o reembolso ou outras alternativas oferecidas pela empresa, o passageiro deve entrar em contato com a Central de Atendimento Alitalia, preferencialmente antes do encerramento das atividades da companhia aérea.

Atendimento Alitalia  
Do Brasil: 11 3958-7959/21 3500-8998
Da Itália: 89 20 10  

Caso o passageiro fique insatisfeito com a solução apresentada pela companhia aérea, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda o registro de uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

O Consumidor.gov.br é uma plataforma oficial do Governo Federal para a solução célere de conflitos de consumo, gratuita e acessível por todos pela internet. Todas as empresas aéreas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo regular de passageiros estão obrigadas a responder as reclamações dos consumidores no Consumidor.gov.br no prazo de até 10 dias. O consumidor pode acompanhar o tratamento da sua reclamação, avaliar a solução do problema e a sua satisfação com o atendimento.

Para ter acesso aos Direitos e Deveres dos Passageiros, basta acessar o endereço eletrônico: https://www.gov.br/anac/passageiros.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Acionistas da Latam aprovam plano de reorganização em novo passo rumo...

0
Acionistas da Latam Airlines concordaram com a aprovação do plano de reorganização da empresa na terça-feira (5), dando continuidade