Pouco antes de pousar, um jato Embraer E175 se aproximou demais de um caça Saab Gripen

Imagem: Saab

Num incidente que ocorreu a 11 de janeiro, um voo da KLM, operado por um Embraer E175 com a matrícula PH-EXT, precisou abortar sua aproximação ao Aeroporto da Cidade de Linköping devido a um alerta na cabine, gerado pela proximidade de uma aeronave militar Saab Gripen. O voo KL-1179 estava a realizar a rota proveniente de Amsterdã.

Como reportou o Aviation24.be, a Saab confirmou que as duas aeronaves estiveram mais perto uma da outra do que é permitido pelos regulamentos em vigor, o que levou à ativação de procedimentos padrão de segurança.

Um dos passageiros a bordo do voo da KLM reportou que a tripulação precisou realizar uma manobra evasiva em resposta ao alerta. Apesar do susto, a aeronave da KLM conseguiu pousar em segurança.

A Autoridade de Aviação Civil da Suécia está avaliando a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o incidente por meio da comissão de acidentes. Entretanto, a Saab destacou a importância da observância dos procedimentos padrão em situações semelhantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
O tornado chegou ao campo aéreo e, embora não tenha atingido o terminal de passageiros, afetou diretamente vários edifícios da aviação geral.