Peças de reposição de aviões russos serão feitas de arame e usando impressora 3D

A empresa NITI Progress, gerenciada pela RT-Capital, do Rostec Group of Companies, desenvolveu uma impressora 3D a vácuo com um braço robótico para a confecção de peças para as indústrias de aviação e espacial, informou o serviço de imprensa da Rostec, conforme reportado pela agência estatal TASS.

Conforme explicado na Rostec, o principal recurso da impressora é um braço robótico de todos os ângulos, que permite criar produtos de design complexo e várias formas no vácuo. O material utilizado é o arame feito de aços resistentes ao calor, titânio e ligas de alumínio.

O primeiro protótipo da impressora está planejado para ser lançado este ano, especificou a corporação estatal.

“Os produtos feitos a vácuo têm características de resistência aumentadas. Por exemplo, a resistência à tração do aço inoxidável aumenta em até 16%. Além disso, a tecnologia de impressão por fusão por feixe de elétrons possibilita a produção de peças de quase qualquer complexidade, incluindo produtos tão pequenos como 0,2 mm”, disse o serviço de imprensa da Rostec, citando as palavras do vice-diretor geral da companhia, Alexander Nazarov.

O projeto está sendo implementado pelo NITI Progress (gerenciado pela RT-Capital da Rostec State Corporation) em conjunto com a Perm National Research Polytechnic University (PNRPU).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias