Início Empresas Aéreas Pela 1ª vez, contrato de uso do grande Antonov 124 pela OTAN...

Pela 1ª vez, contrato de uso do grande Antonov 124 pela OTAN é assinado por 5 anos

Antonov An-124
Antonov An-124

A ucraniana Antonov Company anunciou na última sexta-feira, 12 de novembro, que foi renovado seu contrato com a Agência de Aquisições e Apoio da OTAN (NATO Support and Procurement Agency – NSPA) relativo ao uso dos aviões AN-124-100 Ruslans no programa Solução Estratégica de Transporte Aéreo Internacional (Strategic Airlift International Solution – SALIS). 

De acordo com a gigante companhia estatal ucraniana, o evento da renovação confirma que a OTAN apreciou o alto nível dos serviços prestados pela empresa com seus grandes cargueiros AN-124, o segundo maior modelo do mundo em capacidade de transporte de cargas de grande volume ou grande peso concentrado.

A Ucrânia e a OTAN têm cooperado no âmbito do programa SALIS durante quase 16 anos, desde janeiro de 2006. Durante este período, a Antonov Company forneceu transporte aéreo estratégico no interesse da OTAN e da União Europeia (UE).

Dois AN-124-100 estão constantemente à disposição do contrato, e aviões adicionais são fornecidos mediante solicitação. Os lendários AN-22 Antei (maior avião turboélice do mundo) e AN-225 Mriya (maior avião do mundo) também são usados ​​para realizar algumas missões pelo programa.

Avião Antonov AN-22
Antonov AN-22 – Imagem: Vasiliy Koba / CC BY-SA, via Wikimedia Commons
Antonov AN-225 – Imagem: Antonov Airlines, via YouTube

Cinco anos

O prazo do contrato padrão era estendido de tempos em tempos por dois ou três anos. Durante uma cooperação frutífera de longo prazo, os países da OTAN e da UE certificaram-se de que Antonov Company tem sido um parceiro altamente qualificado e confiável. Assim, após negociações, este ano, pela primeira vez, o contrato foi assinado por cinco anos.

Antes da assinatura do acordo, a conferência sobre a execução do programa SALIS foi realizada de 29 a 30 de setembro de 2021 em Praga, República Tcheca. A reunião foi organizada pela NSPA com o objetivo de resumir os resultados do contrato de atuação de três anos entre a NSPA, a Antonov Logistics SALIS GmbH (ALS) e a Antonov Company, bem como discutir a assinatura do novo contrato por cinco anos.

Parte importante da participação da Antonov foi o pronunciamento “Eficiência de aeronaves de transporte e carga – perspectivas da Antonov”, realizado pelo Diretor Geral da Companhia. Ele enfatizou que os aviões da Antonov têm vida útil suficiente para realizar missões dentro do programa SALIS durante os próximos cinco anos e falou sobre as habilidades da empresa em fornecer maior extensão da vida útil da aeronave por mais de 15 anos.

Informações da Antonov

Leia mais: