Pesquisadores capixabas se destacam e levam prêmio no Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil

Imagem: Ufes

Com o encerramento de mais uma edição de sucesso do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) na última quinta-feira, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) agora informa que o Congresso Científico, um dos pontos altos do evento desde 2019, teve, neste ano, o recorde de 12 pesquisas acadêmicas disputando a premiação que busca incentivar a geração de conhecimento para o setor.

E nada menos do que 7 dos 12 trabalhos no páreo em 2023 foram de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além disso, todos eles envolvem o uso de drones no trato de lavouras.

Conforme explicou o professor Edney Leandro da Vitória, que coordenou a delegação capixaba no encontro aeroagrícola em Sertãozinho/SP (entre a terça e quinta-feira, 18 a 20 de julho), havia mais trabalhos disponíveis, mas eles resolveram guardá-los para o próximo ano. O que é uma mostra da importância que a Ufes dá à inserção da tecnologia aeroagrícola no trabalho em campo no Estado.

Não por acaso, a delegação capixaba deixou o evento em Sertãozinho com uma premiação de Segundo Lugar para a pesquisa “Qualidade da pulverização com aeronave remotamente pilotada na citricultura”, de Thales Gomes dos Santos, João Guilherme Pereira Nunes e do professor Edney Leandro da Vitória.

A Menção Honrosa – Destaque Inovação também ficou com os capixabas, para a pesquisa “Controle da mancha de phoma em aplicações utilizando aeronaves remotamente pilotadas em Coffea arabica”, dos professores Edney Leandro da Vitória (Ufes) e César Abel Krohling (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper).

Segundo o SINDAG, destes resultados ainda vem uma lição extra de dedicação: como também explicado pelo professor Edney, antes do concurso, os alunos e professores haviam combinado que, em caso de premiação, independente de quem (e quanto) ganhasse, o prêmio seria reinvestido nos próprios laboratórios da Ufes.

Com isso, os R$ 2 mil do segundo lugar de Thales Santos acabaram financiando um equipamento para avaliação de qualidade de aplicações aéreas, adquirido entre os expositores do próprio Congresso AvAg.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até