Realizado com sucesso o 1º voo da aeronave elétrica eDA40 da Diamond Aircraft

Imagem: Diamond Aircraft

A fabricante aeronáutica Diamond Aircraft, que tem parceria para em breve iniciar produção de seus aviões no Brasil, anunciou nesta semana que realizou com sucesso o primeiro voo do avião totalmente elétrico eDA40.

Segundo a empresa, o voo, realizado na quinta-feira da semana passada, dia 20 de julho de 2023, na sede da Diamond Aircraft em Wiener Neustadt, Áustria, é um marco significativo para ela e todos os parceiros do projeto e um grande passo para a certificação da aeronave.

A Diamont afirma que o eDA40 será a primeira aeronave elétrica certificada pela EASA/FAA Parte 23. É impulsionada por um motor elétrico inteligente ENGINeUS TM da Safran Electrical & Power e um módulo de bateria da Electric Power Systems (EPS) equipado com um sistema de carregamento rápido de Corrente Contínua (CC).

Pilotado pelo chefe de ensaio em voo da Diamond, Sören Pedersen, o voo inaugural cobriu verificações de sistemas, todas as manobras básicas e avaliação inicial de desempenho. O voo transcorreu conforme programado e entregando todos os resultados solicitados.

Imagem: Diamond Aircraft

“Estamos extremamente orgulhosos de anunciar outro marco significativo para o nosso eDA40 totalmente elétrico. A aeronave teve um desempenho excelente durante seu voo inaugural e não apenas atendeu, mas superou todas as nossas expectativas”, disse Liqun (Frank) Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria. “Estamos ansiosos para oferecer uma aeronave sustentável excepcional para o mercado de treinamento de voo do amanhã.”

“Estamos muito entusiasmados em participar do primeiro voo do eDA40, junto com a Diamond Aircraft, pois é a primeira vez que nossos motores elétricos ENGINEUS e o sistema de proteção elétrica voarão em uma aeronave totalmente elétrica. Participar da eletrificação do DA40, uma aeronave comprovada e um best-seller, tem sido um desafio técnico emocionante”, disse Bruno Bellanger, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de energia da Safran Electrical & Power.

“Recentemente, obtivemos a Aprovação da Organização de Projeto da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para o nosso motor elétrico ENGINeUS 100 e estamos atualmente na reta final para obter sua certificação final. Este equipamento de última geração é um dos blocos de construção essenciais na estratégia de descarbonização da Safran”, completou Bruno Bellanger.

O eDA40 está programado para ser apresentado ao público no evento alemão AERO Friedrichshafen 2024.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias