Piloto-Chefe da Air Canada se aposenta após 37 anos de serviço, voando ao lado da filha

Um dos pilotos-chefes da Air Canada encerrou sua carreira na empresa após 37 anos voando, e de uma maneira muito especial.

Divulgação – Air Canada

O Comandante Jean Castonguay era Piloto-Chefe do Airbus A330 na Air Canada, sendo responsável pelo time de pilotos desta aeronave que leva até 292 passageiros na aérea canadense.

Ele estava voando desde 1986, quando a empresa estava no seu processo inicial de privatização. Desde então, construiu uma sólida reputação que o levou ao cargo de piloto mais importante dos jatos A330.

Anos depois, sua filha, Marie-Pierre, seguiu seus passos e hoje é primeira-oficial de A330 na mesma companhia aérea. Assim, para celebrar o seu último voo, ela foi escalada junto dele numa rota que também tem seu significado.

O A330 operou a rota Toulouse – Montreal, que é chamado de “Voo da Airbus”, já que foi criada após a fabricante europeia comprar o projeto A220, que é feito em Montreal. As duas cidades são consideradas os berços da aviação da França e Canadá e este voo normalmente leva engenheiros e pessoal da Airbus, além de profissionais do setor em treinamento.

Nesse contexto, acompanhado de sua filha ele realizou o seu último voo, sendo recebido com festa no desembarque no Canadá, contando com cerimônia de corte de gravata, similar à tradição de casamentos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias