Piloto de avião comercial, acusado de matar idosos, processa sua companhia aérea

Airbus A320 da Jetstar – Imagem: Alan Wilson, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um piloto de avião comercial, acusado de assassinar um casal de idosos, está processando seu ex-empregador, uma companhia aérea, por demissão injusta depois que a empresa o desligou quando ele foi detido sob custódia.

O ex-piloto Greg Lynn, de 55 anos de idade, morador de Caroline Springs, a oeste de Melbourne, na Austrália, está sendo acusado de assassinar os idosos Carol Clay e Russell Hill. O casal desapareceu durante um acampamento em março de 2020, mas seus corpos só foram encontrados em 30 de novembro de 2021.

Lynn foi preso em dezembro e não foi considerado culpado de nenhum crime antes de seu julgamento, que ocorrerá no final deste ano. Os chefes da Jetstar Airways, no entanto, o demitiram em janeiro alegando que sua situação atual o impede de trabalhar como comandante da frota A320 da companhia aérea australiana.

O Transport Workers Union (TWU) assumiu o caso de Lynn e acusou a Jetstar de negar-lhe justiça processual. Em uma carta à companhia aérea, o sindicato disse que a demissão de Lynn foi “dura, injusta e irracional”.

“O comandante Lynn não se envolveu em má conduta. Lynn está sofrendo a privação da rescisão de seu emprego por circunstâncias pelas quais ele não tem responsabilidade. O TWU não está envolvido neste assunto de justiça criminal. Coerente com a sua prática regular, o sindicato tem prestado apoio a este membro para a conciliação com a empresa. Isso foi feito porque os membros do sindicato têm direito à representação e justiça processual para questões como essa”, disse um porta-voz do sindicato.

Os dois lados, piloto e empresa aérea, não conseguiram chegar a um acordo, então o caso agora foi encaminhado à Comissão de Trabalho, conforme noticiou o The Age nesta semana.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Enfrentamento dos dilemas que limitam setor aéreo na Amazônia Legal é...

0
Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac se reuniu com senador Alan Rick e presidentes das Fecomércios dos nove estados que compõem a região.