Piloto e controlador discutem no rádio após avião ficar vários minutos esperando para estacionar

Uma discussão acalorada aconteceu no Aeroporto de São Francisco, na Califórnia, entre um controlador de voo e um piloto. A discussão no rádio ocorreu entre um piloto da JetBlue e um Controlador de Voo, responsável por coordenar a chegada e saída de aeronaves no terminal de passageiros.

Um Airbus da companhia aérea chegou no seu portão, mas havia um Boeing 737 da Southwest Airlines ainda no lugar. Por isso, foi instruído a dar meia-volta a aguardar mais atrás, no que foi atendido.

No entanto, na hora que o Boeing 737 havia saído, outro avião agora da própria JetBlue também estava sendo rebocado, o que bloquearia a entrada do Airbus na posição de estacionamento. A demora irritou o piloto, além de uma instrução um pouco confusa por parte do controlador.

Veja a transcrição da conversa e, mais abaixo, a animação de todo o evento.

– Controlador: “JetBlue 2436, continue até o portão.”

– Piloto JetBlue: “Não posso, está bloqueado.”

– Controlador: “Continue até o portão.”

– Piloto: “Solo, JetBlue 2436, como eu poderia chegar ao portão se o avião da JetBlue que entrou na frente de nós no B8 está bloqueando o portão?”

– Controlador: “JetBlue 2436, é uma autorização para continuar até o portão. Se quiser algo diferente, posso movê-lo para outro lugar.”

– Piloto: “Ok, vou avançar para o portão B9, mas não posso ir para o B8 porque está bloqueado.”

– Controlador: “Ok, você quer apenas permanecer aí pelo resto do dia?”

– Piloto: “Ok, você está sendo completamente não profissional, está atrapalhando o solo e está criando um problema de segurança. Apenas me diga qual portão quer que eu estacione, não me mande continuar para um portão que não consigo alcançar, que está bloqueado.”

– Controlador: “Você consegue chegar lá agora?”

– Piloto: “Conseguirei chegar lá em cerca de 30 segundos.”

– Controlador: “Então a autorização para continuar é válida.”

– Piloto : “Não estava no momento em que você a deu.”

– Controlador: “Eu disse para você manter posição antes. Então, a autorização para continuar… ok, chame a torre, me avise quando puder copiar o número.”

O número que o Controlador fala é o da FAA, a Administração Federal de Aviação Civil dos EUA. Neste número o piloto irá ligar e dar mais explicações sobre o problema ocorrido com o Controlador, que também dará o seu relato. Uma investigação poderá ser aberta no futuro. Confira abaixo uma animação mostrando o caso e o áudio sincronizado:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias