Piloto pega 10 meses de prisão por quase pilotar um Boeing 767 estando completamente bêbado

Boeing 767 da Delta Air Lines – Imagem: Depositphotos

Um piloto veterano da Delta Air Lines foi preso no Reino Unido por dez meses após se declarar culpado de se apresentar para o serviço como piloto estando sob efeito de álcool. O comandante Lawrence Russell, 63, foi sentenciado no Tribunal do Xerife de Edimburgo nesta terça-feira (19), após sua prisão em 16 de junho de 2023.

Os promotores o acusaram de demonstrar “desprezo imprudente” pela segurança de seus passageiros e de colocar centenas de vidas em perigo. O piloto de longa data da companhia sediada em Atlanta estava programado para pilotar um Boeing 767 com centenas de passageiros de Edimburgo, na Escócia, para Nova Iorque-JFK, no voo da Delta Air Lines DL-209.

Os promotores afirmam que Russell se apresentou no aeroporto pronto para pilotar o avião, mas foi impedido na verificação de segurança depois que a máquina de raio-x rejeitou sua bolsa, segundo informa o portal Paddle Your Own Kanoo.

Na checagem, os agentes de segurança encontraram duas garrafas de Jägermeister em sua bagagem de mão, e uma delas já estava aberta e pela metade. Diante dos fatos, os agentes ficaram atentos e chamaram a polícia, que fez Russell fazer o teste do bafômetro.

Russell foi levado sob custódia depois de falhar no teste inicial do bafômetro, e então foi obrigado a fornecer uma amostra de sangue para mais testes de álcool. O aviador foi encontrado com 49 miligramas de álcool a cada 100 mililitros de sangue, enquanto o limite legal é apenas 20 miligramas.

O comportamento de Lawrence Russell teria colocado muitas vidas em perigo; as consequências poderiam ter sido catastróficas“, criticou Lynne Barrie, Fiscal Procurador de Lothian e Borders, após a sentença de Russell. “Ele demonstrou desprezo imprudente pela segurança de seus passageiros e tripulação. O piloto de uma aeronave comercial tem as vidas de centenas em suas mãos. Ele teria colocado todos eles em sério risco“, continuou Barrie.

A pena máxima para qualquer pessoa considerada culpada de estar “acima do limite prescrito” é uma sentença de dois anos de prisão, e Russell provavelmente servirá apenas metade de sua pena atrás das grades.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias